início do verão, que corresponde ao fenômeno astronômico chamado de Solstício de verão, acontece em dezembro no Hemisfério Sul.

Assim, o verão 2021-2022 no Brasil começa em 21 de dezembro de 2021 às 12h59 e termina em 20 de março de 2022.

               No verão, os dias recebem maior iluminação solar. Imagem: Internet

Características do verão

O verão é a estação do ano que ocorre após a primavera e antecede o outono. Portanto, suas principais características são:

  • dias mais longos do ano;
  • temperaturas mais altas;
  • aumento da umidade;
  • chuvas constantes.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.

Solstício de verão

O Solstício de Verão é o período em que o Hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol e marca o início da estação mais quente, que acontece entre os dias 21 e 22 do mês de dezembro.

No solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios do Sol. Esse fenômeno acontece graças aos movimentos de rotação e translação do planeta Terra. Esses movimentos são responsáveis por distribuir a luz solar de forma desigual entre os dois hemisférios.

Este evento astronômico também é responsável pelo início do inverno. Logo, em dezembro quando é verão no Hemisfério Sul inicia-se o inverno no Hemisfério Norte.

Já o fim do verão é também marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 20 ou 21 de março, quando inicia o outono.

Da redação com Calendarr e Significados.com

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES