Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. Foto: Monique Renne

Praias são o desejo de muitos viajantes para dias de férias e descanso no verão. E, no Brasil, não faltam pequenas porções de paraíso à beira-mar para ser feliz. Escolher as melhores praias do Brasil é tarefa quase impossível, até porque são incontáveis as faixas de areia cercadas por mar e cenários espetaculares que merecem a sua visita, seja no verão ou em qualquer outra estação. E, vamos combinar, tem gente que gosta de praia animada, outros de praias desertas e muitos viajantes querem mesmo é uma boa praia para criança. A lista pode variar de acordo com o gosto e desejo do viajante, mas é certo que muitas das praias mais bonitas do Brasil são (quase) unanimidade em beleza e por isso merecem a sua visita!

Pensando nisso, listamos 10 praias do Brasil para você visitar no verão ou em qualquer outra estação, seja em 2021, 2022, 2023… Quando tudo estiver mais calmo! Se a sua faixa de areia favorita não está aqui, conte mais sobre ela nos comentários! As praias mais bonitas do Brasil merecem ser conhecidas por todos e, quem sabe, não vamos até lá na próxima viagem! Bom sol e aproveite o mar para relaxar no verão!

Melhores praias do Brasil

1- Baía do Sancho, Fernando de Noronha – Pernambuco

                                   Baía do Sancho, Fernando de Noronha. Foto: Camille Panzera

Considerada uma das melhores praias do Brasil e, certamente, uma das mais bonitas, a Praia do Sancho é um passeio imperdível em Fernando de Noronha. Ela está localizada em meio a um enorme paredão de pedras e seu acesso se dá pelo mar ou por uma escadaria criada no meio de uma fenda na pedra. O acesso realmente não é dos mais simples, mas o lugar é delicioso e compensa a descida! Lá no alto estão alguns mirantes, que levam a observar a própria Praia do Sancho e a vizinha Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos, também símbolos da beleza de Noronha. No trecho de areia oposto ao acesso, no meio da mata, costuma formar-se uma pequena cachoeira no período de chuvas e na mesma direção, às vezes, é possível observar tubarões no mar. Uma das muitas belezas  de Fernando de Noronha!

 

2- Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – Maranhão

                                           Circuito Lagoa das Emendadas. Foto: Monique Renne

As lagoas dos Lençóis Maranhenses formam incontáveis piscinas. São pequenas porções de paraíso em meio a dunas grandiosas e de areia fininha, com água quase morna e deliciosa para um mergulho. Difícil apenas será escolher qual das tantas lagoas curtir em um dia de passeio pelos Lençóis Maranhenses. O bom é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar em um das praias mais bonitas do Brasil se repete.

E melhor ainda é saber que sempre terá mais uma lagoa para visitar logo à frente. Para conhecer as principais lagoas dos Lençóis Maranhenses você poderá encolher entre BarreirinhasAtins ou Santo Amaro. Os mais aventureiros poderão ainda fazer a travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Apesar das praias mais bonitas do Brasil serem mais comuns à beira-mar, podemos garantir que essas lagoas merecem todo o status, mesmo sendo de água doce!

3- Brava, Búzios – Rio de Janeiro

                                                            Praia Brava. Foto: Monique Renne

Não se deixe levar pelo nome. A Praia Brava em nada lembra um ambiente pouco acolhedor. Muito pelo contrário! É provável que ela seja uma das mais convidativas porções de areia de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A bela paisagem do mirante na estrada que leva à Brava já seria motivo suficiente para atrair os turistas até lá, mas ela vai muito além e oferece um mar maravilhoso, ambiente sempre tranquilo, areia vazia e dois dos mais elegantes bares à beira-mar da cidade. Certamente uma das praias mais bonitas do Brasil!

Você será feliz em um belo colchão com guarda-sol à beira mar, com direito a tratamento VIP e lindos drinks, que rendem sempre fotos maravilhosas! Se quiser um ambiente mais tranquilo, basta ir para o canto direito da faixa de areia, onde não há bares ou quiosques. Veja mais sobre Búzios.

4- Praia da Baía dos Golfinhos, Pipa – Rio Grande do Norte

                             Praia da Baía dos Golfinhos, em Pipa. Foto: Gustavo Mitilene Cordeiro

Pipa, no Rio Grande do Norte, é aqueles destinos que agradam todos os públicos: desde os que buscam badalação até os que estão mais dispostos a curtir a tranquilidade da vida à beira-mar. Por lá, os visitantes são convidados a passar o dia nas diversas faixas de areia, fazer passeios de jardineira, buggy ou barco, curtir o pôr do sol na Lagoa Guaraíras e a noite no badalado centrinho. Entre as melhores atrações de Pipa está a Baía dos Golfinhos, onde, de fato, será fácil ver golfinhos nadando bem perto da faixa de areia. Vale dizer que para chegar à Baía dos Golfinhos será preciso aguardar a maré baixa, quando o caminho fica sem água e será mais fácil alcançar uma das praias mais bonitas do Brasil.

5- Praia da Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – Pernambuco

                                                     Baía dos Porcos. Foto: Camille Panzera

Pequena gigante, assim é a linda Baía dos Porcos. Uma praia formada no meio do paredão de pedras, cercada por verde e por piscinas naturais acessíveis durante a maré baixa, o que torna o lugar ótimo para a prática de snorkel (com algumas restrições de preservação ambiental). A Baía dos Porcos, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, tem águas esverdeadas que costumam ser visitadas também por tartarugas, o que dá ainda mais charme ao lugar. Sem falar no incrível visual para o Morro dois Irmãos.

O acesso à Praia da Baía dos Porcos é pela Praia Cacimba do Padre, onde há uma escadaria e depois uma passagem por pedras. Assim como as outras praias em Fernando de Noronha, o acesso não é simples, mas vale muito a pena. Fernando de Noronha é campeã entre as faixas de areia mais bonitas do Brasil e todas elas poderiam entrar nesta lista tranquilamente!

6- Praia da Ilha do Campeche, Florianópolis – Santa Catarina

                                       Ilha do Campeche, em Florianópolis. Foto: Camille Panzera

Ilha do Campeche é daqueles lugares lindos, que não dá pra esquecer de conhecer em Florianópolis! A ilha tem praia de águas cristalinas, tranquilas e ideais para relaxar. Além de ser conhecida por sua beleza, é também um patrimônio arqueológico, já que possui inscrições rupestres de grande valor. Para conhecer a ilha, é preciso ir até a Praia da Armação ou à Praia do Campeche, onde se pega uma pequena embarcação que faz a travessia até o local. É um passeio lindo! Para quem procura tranquilidade, o ideal é ir em um dia útil, quando a ilha recebe menos turistas! A pequena Ilha do Campeche, uma das melhores praias do Brasil, faz parte de uma unidade de preservação, com número de visitantes diários limitados. Além da praia, quem visita a Ilha do Campeche poderá curtir também caminhadas ecológicas pelo lado leste da ilha, onde ficam inscrições rupestres de milhares de anos.

7- Praia da Ilha do Prumirim, Ubatuba – São Paulo

                                                      Ilha do Prumirim. Foto: Monique Renne

Ilha do Prumirim, em Ubatuba, não perde em nada em beleza para a vizinha mais famosa, a Ilha das Couves, uma das praias mais bonitas do Brasil Com mar transparente, longa faixa de areia branquinha, fácil acesso e pedras que formam belos cenários para fotos, a Ilha do Prumirim é visita imperdível para quem gosta de porções de areia à beira-mar. Com mar calmo e raso, a Ilha do Prumirim é excelente opção para a prática de snorkel. Leve a máscara para não perder os peixes e tartarugas que passam por lá e fazem a festa dos turistas. De lá, aproveite ainda a tranquila Praia do Prumirim, onde há bons restaurantes e espreguiçadeiras para relaxar em meio às praias de Ubatuba.

8- Praia da Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – Ceará

                                                          Lagoa do Paraíso. Foto: Camille Panzera

Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, é uma das mais belas da região. Com água entre diversos tons de azul, a Lagoa do Paraíso proporciona um grande espetáculo para os olhos e encanta a quem escolhe o lugar para descansar. As redes dentro da água já são tradição, mas por lá há também vários restaurantes, que colocam mesas e cadeiras dentro da água para que os visitantes relaxarem ainda mais. A lagoa tem água calma e poucas ondas, o que garante a calmaria que tanto combina com Jeri. Quem quiser um pouco mais de agito pode curtir o clube de praia com uma mega estrutura que existe no local, afinal, Jeri também é ótima para os fãs de ambientes badalados. Veja mais no nosso Guia de Jericoacoara.

9- Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis – Santa Catarina

                                                           Lagoinha do Leste. Foto: Papa Pic

Praia Lagoinha do Leste está entre mais bonitas de Florianópolis e também do Brasil. Escondida em acesso por trilhas, a Lagoinha do Leste é praia para quem gosta de aliar paisagem deserta a uma boa dose de exercício, já que ela é uma das faixas de areia mais difíceis de serem visitadas em Floripa. Para chegar, será necessário pegar um barco ou uma das duas trilhas pelos costões rochosos. O visual compensa em ambos os percursos. Muito preservada e parte do parque municipal de mesmo nome, a Praia da Lagoinha do Leste é praticamente um refúgio perfeito para quem procura isolamento em meio à natureza. A faixa de areia é clara, cercada por dunas e montanhas e o mar é bem batido, o que costuma atrair também surfistas. Veja dicas de praias em Florianópolis.

10- Praia da Ponta do Corumbau, Corumbau – Bahia

                                              Ponta do Corumbau. Foto: Monique Renne

Um dos tesouros mais bem guardados entre as praias da Bahia é a maravilhosa Ponta do Corumbau, onde uma longa faixa de areia adentra o mar na maré baixa e forma uma trilha que parece levar direto ao paraíso. É o destino ideal para quem deseja descanso total e distância da vida agitada das grandes cidades. O difícil acesso à Praia da Ponta do Corumbau ajuda a mantê-la com ares de antigamente, quando as praias eram ocupadas apenas por vilas de pescadores. Por lá não há multidões de turistas, nem grandes hotéis ou aglomerados de barracas na areia. Em Corumbau, o que reina é a tranquilidade e o movimento da maré, que leva e traz aquela pontinha de areia e hipnotiza os poucos turistas que andam por lá.

 

Da redação com Melhoresdestinos.com