As festividades de São Sebastião padroeiro da cidade de Araçagi-Pb, era sempre realizada em fevereiro em consonância com a festa profana. A mudança de data se deu após a vinda do sacerdote Pe. Bosco em 2011. Com o apoio das lideranças comunitárias, o Reverendo resolveu transferir para janeiro as festividades do Santo padroeiro.

Em 2012, o poder público municipal resolver fazer a festa profana também na mesma data, o que não foi seguido nos anos seguintes, vindo a ser celebrado a festa religiosa em janeiro e a festa profana em fevereiro. A festa passou a levar o nome de “Tradicional Festa de Araçagi” e não mais de São Sebastião. 

Em 2017, ambas as festividades foram celebradas em janeiro, porém, a partir de 2018, voltou para fevereiro. Este ano, a tradicional festa do padroeiro da cidade, acontece de forma separada, a religiosa se encerra no próximo domingo (26) e a profana será realizada pela prefeitura municipal em fevereiro. Nesta semana, o prefeito já divulgou as datas do evento. Será realizado entre os dias 12 e 16 do referido mês.

Da redação PortalAraçagi