07140Já são dois meses de disputa, e a Libertadores finalmente chegou à última rodada da fase de grupos. E chegou com apenas um dos brasileiros já classificados. Os outros quatro dependem apenas de si, é verdade, mas alguns vivem situações um pouco mais complicadas que os outros.

Único garantido, o Corinthians é quem entraria na rodada final mais tranquilo – afinal, briga ‘apenas’ para se colocar entre os melhores classificados (pode ser o segundo, terceiro ou quarto melhor primeiro). Mas também deve entrar em campo cheio de tensão. Isso porque deve ter nas mãos a chances de eliminar o principal rival no torneio, o São Paulo – desde que o San Lorenzo faça sua parte também.

Já o Atlético-MG é único que chega na última rodada fora da zona de classificação. Mesmo assim, precisa apenas de um triunfo por dois gols de diferença. E pode até sonhar em ser líder de sua chave, a mais equilibrada do torneio. Já Internacional e Cruzeiro entram em campo precisando vencer para confirmar as primeiras posições em seus grupos.

VEJA AS CONTAS DE CADA EQUIPE

ATLÉTICO-MG


SE VENCER – Se classifica sem depender de ninguém se ganhar por dois ou mais gols de diferença. Se ganhar por um gol, só se classifica com uma enorme combinação de resultados (precisa torcer para o Atlas vencer o Santa Fé por exatos três gols de diferença, ganhar marcando pelo menos cinco gols e marcar pelo menos cinco gols a mais que o Santa Fé).

Exemplo de combinação com um gol de diferença que classificaria o Atlético: Atlético 5 x 4 Colo-Colo e Santa Fé 0 x 3 Atlas

Jogos Atlético

SE EMPATAR – Estará eliminado

SE PERDER – Estará eliminado

PARA SER LÍDER – Precisa de uma combinação enorme de resultados. Para começar, precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença e torcer para o Santa Fé perder. Além disso, precisa tirar a diferença no saldo para o Santa Fé (que hoje é de 4 gols) e manter a diferença em relação ao Atlas (hoje, o Atlético tem dois gols a mais de saldo).

Exemplo de combinação: Atlético 2 x 0 Colo-Colo e Santa Fé 0 x 3 Atlas.

 CORINTHIANS


JÁ CLASSIFICADO

Jogos Corinthians São Paulo

Precisa de uma vitória para garantir a segunda melhor campanha da primeira fase. Se empatar, se garante com a terceira. Se perder, pode ficar em quarto caso o Internacional vença e tira a diferença no saldo, que hoje é de três gols – em caso de empate no saldo, o Inter tem vantagem nos gols marcados (hoje, 12 a 9).  

 CRUZEIRO


SE VENCER – Se classifica sem depender de ninguém e ainda garante a primeira posição do grupo.


Jogos Cruzeiro

SE EMPATAR – Precisa torcer para o Huracán não vencer o Mineros. Não tem chances de ser líder

SE PERDER – Precisa torcer para o Huracán perder para o Mineros. Se os argentinos empatarem por 0 a 0, 1 a 1 ou 2 a 2, o Cruzeiro tem uma chance pequena de classificação com uma derrota por um gol de diferença. Para isso, teria que marcar o mesmo número de gols que o Huracán. Se perder por 4 a 3 e ver os argentinos empatarem em 3 a 3, a vaga seria decidida no sorteio. Qualquer combinação com mais gols favoreceria aos argentinos. Não tem chances de ser líder

Exemplo de combinação que classificaria o Cruzeiro: Cruzeiro 0 x 1 Universitário de Sucre e Mineros 0 x 0 Huracán
Exemplo de combinação que eliminaria o Cruzeiro: Cruzeiro 4 x 5 Universitário de Sucre e Mineros 4 x 4 Huracán

PARA SER LÍDER – Precisa de uma simples vitória

 INTERNACIONAL


SE VENCER – Se classifica e garante a liderança do grupo


Jogos Inter

SE EMPATAR – Se classifica e garante a liderança do grupo

SE PERDER – Só não se classifica se o Emelec vencer e tirar a diferença de três gols no saldo. Em caso de empate no saldo, o Inter ainda leva a vantagem de cinco nos gols marcados.

Exemplo de combinação que eliminaria o Inter: Internacional 0 x 1 The Strongest e Emelec 3 x 0 Universidad de Chile

SÃO PAULO


SE VENCER – Se classifica sem depender de ninguém


Jogos Corinthians São Paulo

SE EMPATAR – Torce para o San Lorenzo não ganhar por quatro ou mais gols de diferença. Os argentinos também avançam se vencerem por três gols de diferença desde que marquem cinco gols a mais que o São Paulo na rodada final.

Exemplo de combinação que eliminaria o São Paulo: São Paulo 0 x 0 Corinthians e San Lorenzo 5 x 2 Danubio

SE PERDER – Só se classifica se o San Lorenzo não ganhar do Danubio.