13435503_918255868283552_4900287376534642932_n

O maior evento cultura do município de Araçagi acontecerá neste final de semana. A 11º Grande Cavalgada será realizada no próximo domingo (17), dando início as comemorações dos 57 anos de emancipação politica da cidade. A programação terá início no sábado (16) a noite com a Missa do Vaqueiro na igreja da Agrovila Tainha. Já no domingo, a concentração do evento também será na Agrovila, ponto de partida para o grande passeio, onde os participantes serão acolhidos com a musicalidade nordestina de Pedro Sanfoneiro cantando o forró das antigas.

A saída que está prevista para as 9hs terá o seguinte percurso: a saída será da Agrovila seguindo em direção a cidade, passando pela praça central, continuando na avenida Leste-Oeste, indo em direção ao sítio Cuité, passando por Canafistinha onde será realizado o bate sela. Depois do bate sela, os cavaleiros e as amazonas seguirão em direção a cidade chegando pela rua do cruzeiro. Naldo aboiador e o prefeito da cidade, Didi Braz farão a animação dos presentes, bem como a poetisa Ciliane, prata da casa. Na chegada à cidade, os participantes serão recepcionados com feijoada e o autentico forró pé de serra.

DSCF0221
Cavalgada de Araçagi em 2015. Foto: Joab Souza

De acordo com a comissão organizadora, este ano são esperado cerca de 2.000 cavaleiros e amazonas. No ano passado, o número de participantes foi dentro do previsto. A cavalgada de Araçagi é considerada a maior da Paraíba e além de reunir dezenas de cavaleiros e amazonas, muitas pessoas participam seguindo o percurso de moto e carro. As camisas e os lenços estão sendo vendidos ao preço de R$15,00 e R$ 5,00 respectivamente e pode ser encontrado na sede do Clube localizada próximo ao posto do Detran.

Histórico
A Cavalgada de Araçagi, surgiu em 2006, sendo realizada através da organização do Pe. Gaspar e amigos. Em 2008, foi criado o Clube dos Cavaleiros e Amazonas com o objetivo de fortalecer ainda mais esta ideia. A festa já é considerada como a maior da Paraíba e está inserida no calendário de eventos do Estado. Recentemente a Câmara Municipal declarou-a como Patrimônio Histórico e de Bem Imaterial do município. O evento acontece sempre no 3º domingo de Julho dentro da programação de emancipação politica da cidade.
Fonte: PortalAraçagi com informações do Clube.

 

 

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES