Três cidades do Brejo da Paraíba estão unidas para a realização dos festejos de juninos. Os já consolidados São João de Solânea e Bananeiras, mais o novo São João Vespertino de Borborema, foram um circuito de festividades que segundo os organizadores será o “Melhor São João da Paraíba”.
Em evento realizado nesta sexta-feira (12) no Teatro Municipal de Solânea, os gestores das três cidades falaram sobre a inovadora proposta de união para a realização dos eventos e revelaram a programação.
Segundo Kaiser Rocha (DEM), prefeito de Solânea, a idealização do projeto partiu dele e do prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena (PSB), que ao reconhecer o momento de crise, lançaram a ideia no Fórum de Turismo do Brejo, e também despertou o interesse da prefeita Gilene Cândido (PTB), de Borborema. Os três se uniram para preparar o evento, dividindo custos com publicidade e organização.
“A ideia foi lançada por mim e pelo prefeito Douglas no Fórum de Turismo, e no momento da exposição, a prefeita Gilene declarou interesse em também participar”, revelou Kaiser.
Douglas Lucena rechaçou qualquer rivalidade entre os municípios no sentido de atração de público ou disputa por atrações, disse que o momento é de parceria.
“Verdadeiramente nunca competimos, e esta integração é necessária e muito sadia. Estamos fazendo algo pioneiro e garanto que o melhor São João da Paraíba está no Brejo”, declarou o socialista.
A maior peculiaridade, no entanto, é na proposta de Borborema, ao realizar uma festividade na parte da tarde. A prefeita Gilene Cândido revelou que a intenção é não competir diretamente com os festejos mais tradicionais por ainda não possuir tradição na realização de eventos, mas destacou que o município é acolhedor.
“A palavra é união, força, temos um município acolhedor, o município tem essa simbologia. Temos que fortalecer essa parceria”, contou.
A organização a justificativa da parceria é integrar as cidades que estão a uma pequena distância uma da outra e proporcionar o fortalecimento da região como opção a festas tradicionais como o São João de Campina Grande e Patos.
Programação
Bananeiras – O São João de Bananeiras segue focando na tradição ao optar por uma programação de forró pé-de-serra e manifestações culturais. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de junho. Entre as atrações principais da festa estão Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeom e Nordestinos do Forró.
A abertura da festa acontece no dia 21 com uma apresentação na Casa de Reboco, com shows de Tamborete de Forró e Leniro e Kaoma. No dia 22 de junho Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeon, Jeito Nordestino e Os Fulanos se apresentam no palco principal. Já na Casa de Reboco tem Roberto Araújo e Mestre Macambira.
No dia 23 de junho a festa em Bananeiras vai ser animada por Maike José, Nordestinos do Forró, Adriano José e As Nordestinas. Já na Casa de Reboco haverá show de Forró de Montão.
O encerramento do São João de Bananeiras acontece no dia 24 de junho com shows de Maciel Melo, Curió e Forró Caboclo, Forró de Cabo a Rabo e Forró Caçuá. Na Casa de Reboco haverá também apresentação de Ronaldo Show.
SolâneaO São João de Solânea acontece entre os dias 22 e 25 de junho e contará com bandas de sucesso como Jonas Esticado, Banda Encantus e Walkiria Santos. Em cada noite, um artista da terra se apresentará, como a cantora Danny Xavier que ficou conhecida em todo o Brasil após participar de um Reality na Rede Globo.
A abertura da festa na cidade vai acontecer no dia 22 de junho e fica por conta de Jonas Esticado, Kelson Kizz e Ranniery Gomes. No dia 23 de junho haverá shows de João Neto Pegadão, Danny Xavier e Banda Encanttus.
Para o dia 24 de junho foram contratados para a festa, Gui Torres, Eliane e Walkyria Santos. Já o encerramento da festa vai acontecer no dia 25 de junho que vai acontecer com um trio elétrico na rua com show de Avine Vinny.
Borborema – O São João Vespertino de Borborema também contará com uma programação tradicional, em dois dias evento 23 e 24 de junho com destaque para os forrezeiros Sirano e Sirino.
No primeiro dia se apresentam Forró dos Bakanas, Leniro Show e Omídio Neto. Já no segundo dia estão marcados os shows de Curió e Caboclo e a dupla Sirano e Sirino.
Fonte: Portal Independente
CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES