Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB).
Nos dois primeiros meses deste ano, foram registradas 2.388 multas de trânsito na Paraíba. Os dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) mostram que a infração mais recorrente foi a de condução de motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete de segurança, com 574 ocorrências. A infração é considerada gravíssima, com sete pontos na carteira.
Em seguida, está a infração por dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC, com 417 multas aplicadas. Na terceira posição, com 376 ocorrências, aparece a condução de veículo registrado que não esteja devidamente licenciado. Ambas também classificadas como gravíssima.
Completam a lista das 10 infrações mais recorrentes no estado:
- Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277 (365 ocorrências)
- Dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés e comprometa a utilização dos pedais (174 ocorrências)
- Conduzir veículo sem equipamento obrigatório (162 ocorrências)
- Permitir posse ou condução do veículo a pessoa sem CNH/PPD/ACC (99 ocorrências)
- Dirigir sob influência de álcool (85 ocorrências)
- Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular (75 ocorrências)
- Deixar o condutor de usar cinto de segurança (61 ocorrências)
Os dados são um compilado de notificações que envolve órgãos como a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
Em 2021, o Detran teve saldo acumulado de R$ 4.156.660,00 em multas aplicadas em território paraibano.
CLICKPB