Apesar de sentenças judiciais ordenando a convocação de 74 concursados para o cargo de agente penitenciário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Estado continuam esperando a nomeação por parte do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Inconformados com a situação e diante da resistência do governador em nomear os 74 classificados, eles decidiram acampar em frente ao Palácio da Redenção, nesta terça-feira (dia 3). “A população precisa saber como o governador Ricardo Coutinho vem tratando os concursados”, dizem representantes dos concursados.
Um dos candidatos disse que é uma mobilização pacífica e não tem qualquer intenção de confrontar Ricardo Coutinho, apenas mostrar a real situação de alguns colegas, o desemprego que ainda permanece para aqueles que se dedicaram e conquistaram as vagas.
“Entre outras medidas, também iremos levar a todos os deputados uma das cartas a respeito de nossa situação. Após isso iremos tentar uma audiência com o presidente do TJPB, já que o mesmo tomou conhecimento está semana através de outro desembargador que teve uma das determinações não cumpridas”, diz ainda a nota.
Mobilização
Em abril, haverá uma audiência no Ministério Público da Paraíba (MPPB) entre a comissão dos concursados e representantes do governo estadual para discutir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O concurso para agente penitenciário foi aberto em 2008, já o curso de formação dos agentes que pedem a convocação aconteceu em 2012.
onforme o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários da Paraíba (Sindseap-PB), Manoel Leite, o prazo para nomeação dos candidatos era de dois anos, iniciando em outubro de 2009, tendo sido prorrogado por mais dois anos, encerrando-se em outubro de 2013.
DIÁRIO DO SERTÃO