São Paulo está na final do Campeonato Paulista. Neste domingo (27), o Tricolor do Morumbi não deu chances ao Corinthians, dominou o clássico e venceu por 2 a 1, com gols de Wellington e Alisson, e segue na luta pelo bicampeonato paulista. Jô, após falha absurda de Jandrei, diminuiu no final. O adversário na decisão será o Palmeiras, que eliminou o Red Bull Bragantino.

De quebra, o São Paulo ainda mandou para o espaço um tabu de nove mata-matas sendo eliminado de maneira consecutiva pelo Corinthians.

Como foi o Majestoso?

O São Paulo mostrava mais ímpeto de dominar o clássico desde os minutos iniciais. Com Rafinha e Wellington espetados no campo de ataque durante todo o tempo, o Tricolor ficava com a bola, mas também tinha dificuldades de encontrar espaço para criar.

Do outro lado, Renato Augusto estava mais adiantado, o que prejudicava e muito o processo de construção do Corinthians. O Alvinegro apostava quase que exclusivamente na velocidade de Roger Guedes na esquerda. Foi do atacante a melhor chance do Timão com chute de fora da área, defendido por Jandrei.

Fagner sente e Corinthians fica com João Victor improvisado na lateral

Logo nos primeiros minutos do clássico, o lateral-direito Fagner sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e precisou deixar o gramado. Mesmo contando com João Pedro no banco de reservas, Vítor Pereira colocou João Victor, zagueiro improvisado no setor, e apostou na entrada de Robson Bambu na defesa.

O São Paulo passou a atacar quase que exclusivamente pelo lado esquerdo. Sabendo da fragilidade do setor do Corinthians, o Tricolor contava com Eder e Calleri caindo às vezes do mesmo lado, além do apoio de Wellington. Mas, a melhor chance até o gol havia nascido com Rafinha, na direita.

Predomínio do São Paulo e golaço para explodir o Morumbi

O lateral chegou livre pelo setor e cruzou por baixo. Giuliano impediu o gol certo do São Paulo ao rasgar quase em cima da linha afastando o perigo. Mas a forte pressão do Tricolor deu resultado. Em falha de marcação pelo lado direito do Corinthians, Wellington acertou um lindo chute, no ângulo de Cássio, para fazer 1 a 0 aos 42 minutos do primeiro tempo.

Corinthians muda, mas São Paulo é letal no contra-ataque

Vítor Pereira entendeu após dez minutos que Willian e Paulinho não dariam resultado e apostou nas entradas de Mosquito e Junior Moraes. Desta vez com a bola, o Corinthians seguia muito aquém do esperado e não conseguia exigir nenhum trabalho ao goleiro Jandrei. Por outro lado, Ceni apostou em Luciano na vaga de Éder para manter o fôlego no ataque. No contra-ataque, saiu o segundo. Em construção inteligente de Nestor e Igor Gomes, o meia serviu Calleri, que cruzou rasteiro e viu Alisson, sozinho, marcar o segundo e praticamente sepultar qualquer chance de reação do Corinthians.

Corinthians tenta reagir, mas São Paulo controla e vai à final

A grande chance de reação do Corinthians foi aos 28 minutos do segundo tempo. Quase na pequena área, Giuliano recebeu a bola sozinho, mas bateu muito mal e deixou de graça para Jandrei.

Ceni aproveitou o susto para parar a partida com alterações. Igor Vinicius e Talles foram a campo nos lugares de Rafinha e Rodrigo Nestor. Pelo lado corintiano, na base do desespero, Vítor Pereira lançou Jô e Adson.

Jô, aliás, levou muito perigo a Jandrei, aos 36 minutos. O experiente atacante girou em cima de Diego Costa e bateu forte, cruzado, mas a bola passou tirando tinta da trave direita do goleiro.

Falha bizarra de Jandrei e retorno do Corinthians no clássico

O São Paulo tinha o clássico completamente dominado e trocava passes na defesa. Jandrei recebeu a bola, se enrolou à frente de Jô e perdeu a bola. Só coube ao centroavante do Corinthians empurrar para o fundo das redes e colocar fogo no clássico de vez.

Apesar do gol, o Timão não demonstrava forças para conseguir o empate. O São Paulo, por outro lado, colocou a cabeça no lugar de novo, segurou a bola na linha de fundo pelo lado esquerdo e apenas aguardou o apito final para comemorar a classificação.

Situação no campeonato

São Paulo vai à final do Campeonato Paulista. O Corinthians está eliminado.

Foi bem: Rodrigo Nestor

O meio-campista do São Paulo segue sendo a principal peça de Rogerio Ceni. Dono do meio-campo, o garoto marca, ajuda na construção e, mais uma vez, anulou Renato Augusto, principal cérebro do Corinthians em campo. Foi ‘o cara’ do meio-campo do Tricolor.

Ídolo do Corinthians, Paulinho teve uma atuação muito apagada no período que esteve no clássico. Sem função no meio-campo, o atleta foi ‘engolido’ por Rodrigo Nestor e Pablo Maia, praticamente não auxiliou na criação e foi peça nula do Timão em campo. Acabou sendo substituído aos 12 minutos do segundo tempo por Junior Moraes.

Próximos compromissos

O São Paulo recebe o Palmeiras na primeira partida da final do Campeonato Paulista, na quarta-feira (30), no Morumbi. O Corinthians estreará na Conmebol Libertadores na próxima terça-feira (4 de abril), contra o Always Ready, da Bolívia, fora de casa.

Ficha técnica: São Paulo 2 x 1 Corinthians

São Paulo: Jandrei; Rafinha (Igor Vinícius), Diego Costa, Léo, Wellington (Miranda); Igor Gomes, Rodrigo Nestor (Talles), Pablo Maia, Alisson (Rigoni), Calleri e Éder (Luciano). Técnico: Rogério Ceni.

Corinthians: Cássio; Fagner (Robson Bambu), João Victor, Gil, Lucas Piton (Adson); Renato Augusto, Du Queiroz, Willian (Mosquito), Paulinho (Junior Moraes), Giuliano (Jô) e Roger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.

ESPN

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES