Professores selecionados para a capacitação na Europa
Professores selecionados para a capacitação na Europa

A professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba Monique Viana de Oliveira Ângelo,  foi selecionada pelo Governo do Estado com uma bolsa do Programa Giramundo Finlândia .

O Programa Giramundo, edição Finlândia, é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba,  por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação de Apoio à Pesquisa, para a capacitação de professores efetivos da rede estadual de ensino no sistema educacional finlandês. Por meio de edital lançado pela Fapesq, foram selecionados 20 professores que apresentaram uma proposta de projeto de desenvolvimento educacional a ser aperfeiçoado durante o curso na Finlândia e depois aplicado no âmbito da escola de cada professor.

O Programa traz para os professores o aumento da autoestima e a oportunidade de verificar de perto um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Espera-se que as atitudes positivas dos professores sejam intensificadas, e que eles retornem motivados e com propostas simples e ao mesmo tempo inovadoras para melhoria da qualidade do ensino nas unidades escolares de sua região.

A  professora Monique  aprovada no processo seletivo já viajou e permanecerá durante 8 semanas na cidade de Hämeenlinna, no sul da Finlândia, estudando na Hame University of Applied Sciences (HAMK), uma universidade de ciências aplicadas especializada em educação profissional e em cursos moldados para necessidades de grupos de professores. Os professores da Paraíba terão aulas, farão dinâmicas em grupo, participarão de visitas técnicas a empresas e escolas na região, e aperfeiçoarão suas habilidades em metodologias que relacionam o Aprendizado Baseado em Projetos, o uso de Ferramentas Digitais na Educação, o Empreendedorismo e a Educação Profissional.

Monique Viana é a única professora da décima quarta Gerência Regional de Ensino que está participando deste intercambio na Europa. A professora é de Araçagi, mas trabalha  atualmente no município de Itapororoca, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito. Ela acredita que esta experiência é enriquecedora pois , além de somar ao seu currículo profissional  oportunizando  conhecer as experiências exitosas de um dos melhores sistemas educacionais do mundo , também  enriquecerá sua bagagem pessoal , uma vez que terá o contato com a língua inglesa, aperfeiçoando-a.

Da Redação com Laedja Maria