Arquivo pessoal – Thiago Souza

Olá pessoal que gosta da cultura, principalmente, da literatura de cordel. Desse modo, apresento a vocês o meu primeiro cordel: “O casamento do homem com a sociolinguística” que logo em breve estará disponível por um valor simbólico. Espero contar com a colaboração de vocês. O lançamento será em breve pelo ‘Movimento Araçacultura’. Confira o prefácio: 

“Composto por trinta e duas sétimas, o cordel O casamento do homem com a Sociolinguística, de Thiago Souza, faz ecoar seu aprendizado sobre a Sociolinguística, ramo da Linguística que estuda a língua em uso e a relação entre língua e sociedade, ciência que serviu de base para a escrita de seu Trabalho de Conclusão de Curso por mim orientado.

Os temas, as categorias de análises e os principais enfrentamentos da Sociolinguística estão aqui expostos de maneira lúdica, em linguagem simples, fazendo jus às importantes contribuições acadêmicas que esse tipo de análise tem possibilitado na academia e, sobretudo, nas salas de aula de ensino regular, espaços estes onde se travam batalhas diárias pelo reconhecimento das variantes linguísticas menos prestigiadas.

A diversidade linguística é celebrada nesse casamento entre o homem e a Sociolinguística e, nesse ato, o preconceito linguístico não encontra lugar.”

Paulo Aldemir Delfino Lopes

João Pessoa, 20 de novembro de 2020.

Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, colaborador do Portal Aracagi e integrante da equipe de colunista.
Meus agradecimentos ao professor da (UEPB) Paulo Aldemir, que foi o meu professor no curso de Letras. Também não posso esquecer da ativista cultural de nossa cidade, à poetisa Silvinha França que deu todo apoio e incentivo para produção desse cordel, e também, a colaboração do jovem e amigo cordelista, Lucas Lima.
Redação/Portal Araçagi