Por Laís Aparecida: MITOMANIA – a Doença da Mentira

0

Em clima de 1° de abril, famoso dia da mentira, acompanhamos e nos envolvemos em brincadeiras nas redes sociais. Mas, você já ouviu falar em MITOMANIA?

A Doença da Mentira é caracterizada pela tendência à mentira. A pessoa passa a viver baseada em histórias que ela mesma cria e divulga entre as pessoas. Na maioria das vezes, o mentiroso compulsivo acredita realmente que viveu as experiências narradas.

O mentiroso patológico pode contar desde mentiras corriqueiras e cotidianas, sem prejuízos a si e a outros, até mentiras de grande proporção. Em ambos os casos, a pessoa continua sustentando a versão criada, não se sentindo pressionada a dizer a verdade.

A mitomania, em resumo, trata-se de um distúrbio de personalidade, onde o paciente possui uma compulsão por mentir. O sujeito não consegue parar de mentir e gera transtornos nas suas relações com a família, com os amigos, no trabalho e com a sociedade em geral.

Não se sabe exatamente as causas da mitomania, mas existem inúmeros fatores psicossociais envolvidos, como a baixa autoestima e a tentativa de se proteger de situações constrangedoras.

O tratamento da mitomania pode ser feito através de acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Durante o tratamento é importante a colaboração de amigos e familiares para levantar a autoestima do indivíduo, oferecendo todo o amor e compreensão que ele precisa para vencer a doença, pois a mitomania tem cura.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi, na Prime Clin, e João Pessoa.

Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512

Email: laispsicologia@outlook.com / Instagram: @psicologa.lais

Da Redação/Portal Araçagi

Share.

Comments are closed.