araçagi 56 anos

Falar sobre o que amamos e queremos bem é sempre prazeroso, portanto, esta semana a coluna é dedicada ao nosso querido município Araçagi, que no dia 22 de Julho completa mais um ano de emancipação política. Ao longo dos meus 20 anos tive a chance de acompanhar parte dos passos de uma cidade e um povo que faz do seu sorriso e hospitalidade sua maior marca. Mesmo jovem, sempre ouvi relatos de meu avô Zé Ferreira (In Memorian) sobre a evolução física e política de Araçagi, as conquistas promovidas por grandes nomes que passaram pelo nosso município como Olívio Maroja, João Pessoa de Brito, João Felix da Silva, Benjamin Rosas e tantos outros colaboradores do crescimento araçagiense.

Ao longo dos seus 56 anos, Araçagi tem relatos de lutas constantes de um povo que não se cala e nem se oprime em busca de melhorias e benfeitos para população, lutando por seus direitos e ideais, marcados pela vontade de a cada dia melhorar e acertar, que não se esconde ou se oprime com as dificuldades impostas pela vida ou pelas condições políticas/administrativas através do tempo, mas um povo marcado pelo sentimento de esperança que faz de cada queda um novo motivo para recomeçar.

Entretanto, a “terra dos araçás” ainda trás marcas de um histórico conturbado. Diante de rodízios administrativos, alguns dizem falta de sorte, outros falta de planejamento, independente do motivo é evidente que muito mais poderia ter sido alcançado, o nosso município, por mais que tenha avançado nos últimos anos ainda é marcada pela utopia de dias melhores.

Mas isso não seria motivo suficiente para dispersar o sorriso do nosso povo, nossa marca oficial; o sentimento entre o povo araçagiense é de uma grande família, um grande elo de amigos. São pessoas diferentes, histórias diferentes, religiões distintas, preferências políticas opostas, porém com um mesmo desejo, de ter um município digno e justo de se viver, em que haja um sentimento de empatia entre seus filhos, que juntos formam uma grande família.

Querida Araçagi, dos araçás, das cheias do rio, da feira livre, da cavalgada, do abacaxi, são tantas denominações, são tantas histórias, tantas conquistas. Muito me orgulha em ser desse torrão querido e abençoado por Deus! Parabéns pelos teus 56 anos, somos teus filhos e filhas, formados em teu seio; Somos teu povo, araçagienses prontos a te zelar e amar. Povo que sonha e não baixa a cabeça para a injustiça. Estaremos sempre aqui, prontos para batalha diária, prontos para usar a voz a teu favor, prontos para lutar por teu progresso, porém mais ansiosos e satisfeitos em aplaudir tuas conquistas. Salve Araçagi!

Por Laedja Maria – Colunista do Portal Araçagi