Quando se fala em obesidade é essencial relembrar a associação desta epidemia dos nossos dias aos problemas de sono. Sabemos que a privação crônica de sono é um problema das exigências da sociedade atual, mas também que a evidência científica tem demonstrado uma clara relação entre a privação de sono e a obesidade.

Quando dormimos pouco habitualmente temos mais apetite e fazemos piores escolhas alimentares (alimentos mais calóricos). Isto relaciona-se com o fato de a privação de sono aumentar a produção de grelina (hormônio que estimula o apetite) e diminuir a leptina (hormônio da saciedade). Assim, sono insuficiente e inadequado pode condicionar aumento de peso promovendo um ciclo vicioso.

A apneia do sono é uma das condições associadas à obesidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, cerca de 70% das pessoas com sobrepeso e até 80% das pessoas com obesidade grau 3 têm o distúrbio. Se não for tratada corretamente, a apneia do sono pode causar problemas cardiovasculares, respiratórios e impotência sexual, entre outras questões de saúde.
Além disso, a obesidade é o principal fator de risco para um dos distúrbios do sono mais prevalentes – a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Nas pessoas obesas existe a deposição de tecido adiposo na região abdominal e cervical, comprometendo a permeabilidade da via aérea superior. Durante a noite com o relaxamento dos músculos desta zona, as pessoas obesas têm maior risco de colapso da via aérea, originando o ressonar e as paradas respiratórias que caracterizam a apneia do sono.
🎯É uma verdadeira via de mão dupla: a obesidade é um tator de risco para a apela do sono, mas a apela do sono também pode agravar a obesidade. E fundamental romper esse ciclo negativo, adotando medidas para a perda de peso saudável e o tratamento adequado da apneia do sono.

A apneia do sono pode causar outros problemas de saúde?

Além do sono de má qualidade, a apneia pode causar problemas sérios de saúde e aumentar o risco de morte. As complicações são:

✓ Queda da oxigenação no sangue;
✓ Aumento do batimento cardíaco e pressão arterial;
✓ Desenvolvimento de doenças cardíacas
Entre outras…

Escritos por:
Janayna Dias – Nutricionista

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES