adesivo-tenha-fe-20x10Jesus disse que um dia voltará, e nós católicos celebramos isso agora no Advento. E Ele diz que quando voltar os homens terão conseguindo a paz. Porém, Ele pergunta: “Encontrarei fé sobre a Terra?” (Lc 18,8). Essa é uma pergunta intrigante! Isso porque nos últimos dias a humanidade terá paz, porém, terão perdido a fé na Verdade. A fé Nele!

O Papa João Paulo II disse que paz não é simplesmente ausência de guerras e de armas. Paz é primeiramente um estado de espírito. Há pessoas que mesmo em meio a grandes tribulações mantém a fé. Outras, que possuam vários bens materiais, nem sempre possuem paz interior.

Dizem que todo aquele que se preocupa em variar demais a aparência, e quer que todo o ambiente em volta sempre esteja organizado demais, na verdade assim age porque não consegue resolver, dominar, suas bagunças interiores. A maior beleza de alguém ainda é o sorriso sincero, espontâneo, a simpatia. Ninguém sorri 24 horas por dia, ninguém sorri todos os dias. Nem mesmos os humoristas. Aliás, esses mesmos muitas vezes confessam ser pessoas mau humoradas no dia-a-dia. Porém, aquele que sorri, que se deixa sorrir, que faz as pessoas sorrirem, possuem um dom especial muito necessário à humanidade. Principalmente nos tempos difíceis.

Mas, a fé vai além da paz externa, e está diretamente ligada ao interior. A fé, nos diz a Bíblia, é a certeza de ver o que ainda não se está vendo acontecer diante dos olhos. É crer que já se tem o que ainda receberá de Deus na vida (Hb 11,1). Todo se humano tem fé em alguma coisa. Até os ateus!!! Nem que seja só em si mesmos!

O ser humano foi criado para crer. Isso “vem de fábrica” como é dito no programa “Bastidores do seu cérebro” exibido no canal The History Channel. A  questão é: Crer em quê? Crer em quem? Os cristãos obviamente creem em Cristo. Mas, basta crer? Não! Se alguém crê, mas, não tem atitudes condizentes com sua fé, então sua fé é morta (Tg 2,20)!

Quando não se crê em nada além deste mundo, a alma se torna inexistente, e o corpo apenas algo descartável. Se alguém vai dar trabalho, melhor exterminar. Muitos pensam assim. Mas, quando se olha para a vida para o mundo com um olhar além de um olhar meramente animal, não limitando-se apenas ao que os olhos da cara podem alcançar e enxergar, percebemos que a vida é preciosa. Há milhares de planetas no universo, e se em algum há vida, já se faz grande festa por parte da ciência.

A vida é tudo. Nenhum ser humano pode se achar além da lei da vida. A vida é um dom dado por Deus. Ninguém pode tirá-la. Ninguém pode ficar decidindo quem vive e quem morre. Principalmente por motivos nem sempre tão relevantes. Não importa se é um feto, uma criança, um adulto, um idoso…

A fé é algo que o ser humano possui em si, na sua essência. Basta direcioná-la para o lugar, ou melhor, para a Pessoa certa!

admin-ajax-2

Emerson Rodrigues – Professor com Graduação em Ciências da Computação

Da Redação/Portal Araçagi