Por Emerson Rodrigues – Este ano quero paz no meu coração!

0

imagens-de-paz-93439522Paz!… É algo muito desejado ultimamente mais do que em qualquer outra época recente.  Mas, o que de fato é paz? Se as guerras acabassem hoje teríamos paz de fato? Não. Ali teríamos uma paz político-social que seria uma maravilha. Mas, ainda não é de fato paz no sentido pleno da palavra.

Paz não é simplesmente ausência de guerras, como lembrava o Papa S. João Paulo II. Paz é um estado de espírito acima de tudo. Mesmo sem guerras muitos países ainda não possuem paz de fato… Mas, o fim das guerras já seria meio caminho andado, claro. No entanto, enquanto houver desigualdades sociais gritantes pelo planeta, ainda faltarão alguns passos a serem dados pela humanidade em direção à paz, por exemplo.

Muitas pessoas procuram a paz nas drogas e no prazer meramente passageiro, irresponsável e sem respeito. Eles preenchem temporariamente seus vazios, com mais coisas vãs. Então, o vazio continua quando as sensações de prazer acabam. Aliás, quando elas acabam o vazio retorna cada vez mais vazio. A paz está longe, muito longe, de vir dessas fontes. Pelo menos uma paz realmente real e duradoura.

A paz é ausência de problemas na nossa vida??? Na vida de todos os seres humanos? Não! Por mais que se peça paz no mundo, em casa, dentro de si mesmo, isso não significa que todos os problemas pessoais e coletivos estarão resolvidos ou não virão mais ao nosso encontro. Sim, em 2017 teremos problemas, teremos guerras, teremos surtos, teremos mortes, e tudo mais. No entanto, também teremos como sempre, países vivendo sem guerra, pessoas que superarão suas enfermidades, crianças nascendo e etc… Teremos coisas boas e coisas ruins. Precisamos saber disso e nos preparamos um pouco mais para tais situações que virão. A paz interior é fundamental para conseguirmos ter mais força para encarar as situações difíceis. Ninguém é de ferro, ninguém tem sangue de barata, porém, se pedirmos força, não nos entregaremos de vez ao desespero.

Então, o que seria paz? Seria ficarmos acomodados e apenas esperarmos tudo ser resolvido sozinho??? Esperarmos que as pessoas encontrem sozinhas a paz, a sabedoria, a força para viverem melhor possíveis mazelas da vida? Não, paz não é inércia! Jesus disse uma frase reveladora sobre sua missão, e que até hoje muitos não entendem e até distorcem: “Não pensem que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada…” (Mt 10,34). Ora, claro que Cristo não está falando aqui de violência, mas sim, de nos tirar do comodismo. Paz paralítica não é com Cristo! Ele veio para nos dar o fogo do Espírito Santo, e a espada da Palavra da Verdade (Mt 16,15; Ef 6,17)!

Deus chama os seus a uma Paz inquieta! Como assim??? Os cristãos precisam sair do comodismo para anunciar a Boa Nova. Anunciar, perturbando ou não as pessoas (2.ª Tm 4, 1-5). Porém, sem nunca deixar de amar. Exortar com amor, orientar com zelo, rezar perseverantemente pela conversão própria e dos demais. Dialogar e se expressar na paz, sem ódio, mas também, sem medo!

Então, a paz de Cristo a todos!

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

admin-ajax-2-copia

Por Emerson Rodrigues – Professor com Graduação em Ciências da Computação

 

Da Redação/Portal Araçagi

 

Share.

Comments are closed.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 4212

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111