Vivemos momentos difíceis, tempos desafiadores, não sabemos o que esperar no futuro, temos apenas a certeza de que nada voltará a ser como antes, pelo menos não tão em breve. Nossas vidas mudaram muito desde que a pandemia do coronavírus começou, tivemos que nos adaptar as situações que jamais imaginávamos viver, já não podemos apertar as mãos, já não podemos nos abraçar e muito menos nos beijar, temos que ficar distante de pessoas importantes, muitas vezes ate dos nossos pais, irmãos e amigos, vivemos um isolamento social.

Já é comum ouvir hoje em dia o termo “Novo Normal”, mas o que isso significaria? Porque uma nova normalidade deveria existir? Bem, esse termo define exatamente como nossas vidas estão hoje, pessoas reclusas em suas próprias casas, rostos sempre coberto com mascaras, empresas fechadas, trabalhadores em casa e em grande parte sem trabalho, perdemos as interações sociais e sendo assim cada vez menos seremos sociáveis, teremos menos empatia por nossos colegas, as disputas no ambiente de trabalho aumentam no decorrer de quê o convívio entre as pessoas diminui e assim o respeito pelo colega também diminui, seremos cada vez mais individualistas.

Um Mundo Novo se aproxima infelizmente não se pode afirmar que será um mundo melhor, mas sim que será diferente, um mundo onde os rostos são escondidos por máscaras e que lavar as mãos toda vez que chegar em casa será de extrema importância, um mundo onde no currículo terá que conter o resultado de um exame e que já ter contraído um vírus poderá ser ou não o diferencial para ser contratado, onde as empresas buscarão pessoas com maior capacidade de trabalhar em casa, onde um mestrado e um doutorado já não poderá ter tanto peso ao lado de algum curso de informática por exemplo. Viveremos ou melhor já vivemos tempos de segregação de pessoas vindas de outras localidades, pois podem estar trazendo “O Mal” em seu corpo, países proibindo entrada de estrangeiros de determinadas nações, cidades fechando suas entradas, parece um cenário pós-apocalíptico mas é apenas 2020 é apenas hoje.

Como será o pós-pandemia? Você já se fez essa pergunta? Será que tudo que vivemos antes de tudo isso começar serão apenas lembranças distantes? Ou será que voltaremos a viver “normalmente”? Ainda não temos essas respostas mas por enquanto as nossas perspectivas não são das melhores, infelizmente esse “Novo Normal” é tudo que temos, nos adaptar a ele ainda é a melhor solução.

Betinho Santos
Graduado em Ciências Contábeis Pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)