frePela décima sexta edição, a Casa do Papai Noel, na residência das empresarias Maria de Fátima e Ana Maria Tomaz, filha do saudoso Paulo Tomaz, em Guarabira, abrirá as portas a partir desta quinta-feira (08) para visitantes de todos os lugares do Brasil e de outros países. Nos anos anteriores, a cada ano, a Casa do Papai Noel apresenta uma temática diferente, muito embora preservando o espírito natalino, as ornamentações seguem um padrão de temas discutidos, e escolhidos, pela equipe que trabalha na organização. 

Em entrevista ao Portal Independente o artista e diretor de arte Zeno Zanardi, um dos principais organizadores da Casa do Papai Noel, disse que como todos os anos é escolhido um tema, este ano a equipe escolheu o Cinema como inspiração na ornamentação que visa valorizar ainda mais a importância da família, com ambientes dedicados especialmente às crianças,

“Todos os anos a gente tem uma temática, esse ano a gente escolheu o Cinema – os filmes de hollywood sobre o Natal e, diante dessa crise que o nosso país tem passado de credibilidade moral, a gente escolheu falar de coisas clássicas e valores clássicos, da importância da família, da religiosidade. Todos os anos a gente abre a casa com o Papai Noel, este ano, porém, a gente abre a casa com a cena do nascimento de Cristo e remetendo a força do espírito santo.” – disse Zeno.

Na edição anterior a Casa do Papai Noel recebeu mais de 20 mil visitantes e este ano a previsão é que o número seja superior as edições anteriores, tendo em vista que no ano passado a ornamentação foi limitada apenas aos familiares da Ana Maria. A família Tomaz sempre foi muito unida. Na época natalina o encontro entre familiares era certo e sempre havia momento de confraternização entre os parentes. Até que Paulo Tomaz e sua esposa faleceram em dois anos seguidos. E quando chegava o natal, Ana Maria e irmãos, sentindo o vazio na casa após o falecimento dos seus pais, resolviam viajar. Foi assim por muitos anos. Ana Maria relatou que pessoas de diversos países já passaram no local, entre elas, canadenses, alemães, franceses, americanos, entre outras. 

Até que decidiram que tinham que permanecer em seu lar no natal. Apaixonados pelo clima que a época proporciona, tentaram preencher essa lacuna enfeitando a casa de uma forma diferente, que ao longo dos anos se transformou numa verdadeira ornamentação.

Desde então, há muitos anos a decoração sempre é feita no interior da residência. Com a admiração de amigos da família e dos transeuntes, que pediam para olhar mais de perto, a residência foi aberta pela para visitação e acabou se tornando um dos lugares mais visitados da Paraíba durante o período natalino.

Este ano a Casa do Papai Noel irá receber uma caravana com 50 (cinquenta) empresários que virá de Maceió-AL exclusivamente para poder visitar esse ambiente feito com muita dedicação e que, nas entrelinhas, há o verdadeiro espírito natalino em cada parte da ornamentação.

Alimentos e Produtos de higiene pessoal para ajudar as instituições que necessitam:

A gente pede as pessoas que, caso possam contribuir, tragam um quilo de alimento para que possamos ajudar instituições que precisam de ajuda. A gente já fez doações para o ‘Abrigo dos velhos’ aqui em Guarabira, já fizemos para alguns catadores de recicláveis do Conjunto Mutirão. Esse ano, portanto, dona Ana sugeriu, vendo uma matéria na televisão, ela sugeriu a Casa da Criança com Câncer, que vem passando por grandes dificuldades e o Hospital Laureano. E eu tive muito contato com pessoas que utilizam o Hospital Laureano e que crianças que necessitam da Casa da Criança com Câncer. Então nós resolvemos que seriam essas duas entidades. E além de um quilo de alimento, apesar de não ser obrigatório, caso alguém venha sem o alimento irá entrar e fazer a visita do mesmo jeito, a gente pede produtos de higiene pessoal, pois essas entidades precisam muito, e tudo o que é arrecadado aqui a gente faz a doação para essas instituições” – enfatizou Zeno Zanardi.

Via – Portal Independente