O Google está celebrando o 100º aniversário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire com um Doodle em sua página inicial. Além do Brasil, outros países como Argentina, Chile e Peru também exibem o logo especial.

O Doodle de hoje comemora o centésimo aniversário do filósofo, educador e autor brasileiro Paulo Freire, reconhecido como um dos mais influentes pensadores educacionais do século XX”, publicou o Google.

Paulo Freire

Paulo Freire foi um dos filósofos da educação mais influentes do século XX. Ele trabalhou de todo o coração para ajudar as pessoas por meio de sua filosofia e da prática da pedagogia crítica.

Natural do Brasil, o objetivo de Freire era erradicar o analfabetismo entre povos de países e continentes anteriormente colonizados. Suas percepções estavam enraizadas nas realidades sociais e políticas dos filhos e netos de ex-escravos.

Suas ideias, vida e trabalho serviram para melhorar as condições de vida das pessoas oprimidas.

Como humanista, Freire defendeu as teses de que:

(a) é vocação ontológica de cada pessoa tornar-se mais humana;

(b) tanto o opressor quanto o oprimido têm sua humanidade diminuída quando seu relacionamento é caracterizado por dinâmicas opressivas;

(c) através do processo de conscientização, os opressores e oprimidos podem vir a compreender o seu próprio poder;

(d) em última análise, os oprimidos serão capazes de mudar autenticamente suas circunstâncias apenas se suas intenções e ações forem consistentes com seu objetivo.

Freire afirmou que a pobreza e a fome afetaram severamente sua capacidade de aprender. Essas experiências influenciaram sua decisão de se dedicar a melhorar a vida dos pobres:

“Não entendia nada por causa da minha fome. Não era burro. Não era falta de interesse. Minha condição social não permitia para me formar. A experiência me mostrou mais uma vez a relação entre classe social e conhecimento ”

Freire morreu de insuficiência cardíaca no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Fonte: Discovery com Wikipedia

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES