finadosA Paróquia de São Sebastião em Araçagi, divulgou a programação especial para o dia de finados. A data faz memória dos fiéis já falecidos.

De acordo com a Pastoral da Comunicação (PASCOM), programação terá inicio na manhã desta quarta-feira (02), as 7:00hs com a celebração da primeira missa do dia no cemitério da cidade. Logo depois, será desenvolvida toda uma programação com a presença de grupos da igreja Católica. Esses grupos se revessarão durante todo o dia. 

A segunda missa no cemitério da cidade acontece por volta das 16:30hs e deverá ser a de maior público. Já no cemitério de Piabas, que fica na zona rural do município, será celebrada uma missa as 9:00hs. O distrito de Canafístula também terá missa que será celebrada as 7:30hs. Além das atividades que se desenvolverá no cemitério da cidade, a rádio comunitária apresentará uma programação especial para a data.

ORIGEM DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

PASCOM com Catolicismo Romano