As Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação deste ano começam neste sábado (15), Dia D de Mobilização contra a Paralisia Infantil em todo o país. Na Paraíba, a meta é vacinar um total de 249.033 crianças – 95% do público-alvo.
Devem ser vacinadas contra a poliomielite crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias).
Na Paraíba, a programação vai ser realizada no município de Monteiro, escolhida para o Dia D no Estado devido ao seu baixo índice de cobertura vacinal, segundo explica a gerente regional da 5ª GRS, Ravena Farias.
“Esse dia será de suma importância por ser um chamamento de toda região para a vacinação. A região vem apresentando um baixo índice de cobertura vacinal e por isso esse incentivo só vem a somar”, disse Ravena.
Ainda segundo a gerente regional, estarão presentes no Dia D todos os secretários municipais de saúde da Paraíba, além da Secretaria de Saúde do Estado. “Estaremos todos juntos em prol dessa causa. É importante que a população compareça, não deixe de ir vacinar suas crianças e atualizar a caderneta. Toda a Paraíba está unida contra a pólio”, concluiu a gerente regional da região.
Campanha – Esta será a 36ª Campanha contra a Poliomielite no Brasil e em 2015 comemora-se o 26º ano sem a doença no país, que está livre do poliovírus desde 1990. “No nosso Estado, o último caso de paralisia infantil foi visualizado há 26 anos no município de Sousa. No entanto, é preciso ficar atento porque ainda existem três países em situação endêmica – Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Até que tenhamos a erradicação da doença em todo o mundo, seguiremos com as ações de campanha contra o vírus selvagem da poliomielite para que em viagens ou com a vinda de estrangeiros ao Brasil ele não seja transmitido”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Márcia Queiroga.
Com relação à Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, essa é uma importante ação das gestões em saúde. Neste caso, o grupo alvo para a campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade. “O Ministério da Saúde aproveita a campanha contra a poliomielite para avaliar a situação vacinal do grupo alvo para que, de forma seletiva, proceda-se a atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, disse a enfermeira. Márcia ressaltou que as crianças poderão receber outras vacinas, tais como: BCG (contra as formas graves da tuberculose), pneumocócica (contra pneumonia, meningite, otite média aguda e até sinusite), contra hepatite A, B e rotavírus, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemofilo influenza tipo b) e outras.
A Campanha contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal segue até o dia 31 em todos os municípios do Estado da Paraíba. É importante lembrar aos pais e responsáveis que não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação aos postos de saúde.
ClickPB