O número de mortos devido aos fortes temporais que atingiram Pernambuco chegaram a 109, nesta quarta-feira (1º), de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.
Foram localizadas mais duas vítimas: duas, na Vila dos Milagres, uma pela manhã e a outra a tarde, e mais uma em Curado.
Participam das ações as forças de segurança pública e defesa social – lideradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e compostas pela Defesa Civil, forças armadas, Samu, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e órgãos municipais.
Essa é a maior tragédia causada por chuvas no estado, ultrapassando os 104 óbitos que morreram na grande enchente de 1975, quando 80% da capital Recife ficou submersa.
Veja como ajudar a população de Pernambuco:
Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife organizou a campanha Recife Solidário para arrecadar doações de mantimentos, vestimentas e colchões para as vítimas das chuvas.
As doações podem ser entregues no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Além disso, as 11 lojas da Drogaria São Paulo no estado de Pernambuco estão recebendo doações.
“Os interessados também podem fazer suas doações nos pontos de coleta situados nos shoppings Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar. Também estão disponíveis como locais para doações as lojas da rede de supermercados Big de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna”, informou a Prefeitura.
Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar da campanha solidária podem entrar em contato com a Central de Arrecadação pelos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou enviar e-mail para [email protected].
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recebendo itens de necessidade básica que serão entregues a associações comunitárias que lidam com as famílias atingidas pelas águas. Estão sendo recebidos itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas.
“Os donativos devem ser entregues no hall da Reitoria da Universidade (R. Bacatuba – Cidade Universitária), que será um ponto de coleta das doações”, informou a UFPE.
Central Única das Favelas (Cufa)
A ONG Central Única das Favelas (CUFA) recebe doações para apoiar as pessoas afetadas pelas chuvas tanto em Pernambuco quanto em Alagoas. O dinheiro arrecadado é revertido na distribuição de alimentos, itens de higiene e apoio direto aos afetados.
De acordo com o escritório da CUFA em Pernambuco, as doações podem ser feitas via pix para o CNPJ 35.433.107/0001-08 ou o e-mail [email protected].
Para quem preferir doar presencialmente, existem pontos de coleta em Alagoas (R. Sampaio Dória, 152 – Ponta Grossa, Maceió) e Pernambuco (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 5300 – Casa Amarela, Recife).
Há ainda a opção de doar através do aplicativo de delivery Ifood. Para isso, o usuário deve ir na aba “Perfil” do aplicativo e buscar a opção “Doações”, onde encontrará a CUFA entre as opções (imagem abaixo).
OAB de Pernambuco
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco está recolhendo doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos.
As doações podem ser feitas na sede da OAB Pernambuco, na Rua do Imperador Pedro II, 346, no bairro Santo Antônio, do Recife.
Sport, Náutico e Santa Cruz
Os principais clubes de futebol pernambucanos também estão mobilizados para receber doações.
O Sport Club do Recife informou que a sede da Ilha do Retiro serve de ponto de arrecadação para agasalhos, colchões, material de limpeza e higiene pessoal, e alimentos não perecíveis. As doações podem ser feitas das 07h às 19h.
O Náutico também informou que o estádio dos Aflitos está recebendo doações para os desabrigados pelas chuvas. “As doações de alimentos, roupas e materiais de higiene podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (30), das 9h às 18h, na secretaria, por qualquer pessoa”, informou o Náutico.
Já o Santa Cruz está recebendo donativos em sua Sede Social, na Avenida Beberibe, 1160.
Anjos da Malvina
A ONG Anjos da Malvina, que fica na comunidade de mesmo nome, em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, os interessados podem colaborar com os desabrigados doando dinheiro por meio de um Pix: [email protected]. O telefone da instituição é (81) 98850-3964.