Screenshot_2016-01-12-18-14-19-1
“A proposta é ser um partido e um movimento socia”, disse Luiza Erundina.
A deputada federal por São Paulo Luiza Erundina deve deixar o PSB para assumir, juntamente com lideranças políticas como o historiador Celio Turino de São Paulo e o Engenheiro Ronaldo Fabiano da Bahia, dentre outros, o comando da Raiz Movimento Cidadanista, um movimento social que será ao mesmo tempo partido político.
A Raiz desponta em meio a uma crise de representatividade partidária no Brasil, embora o país tenha, atualmente, 35 siglas registradas no TSE, os líderes do partido-movimento, no entanto, miram os 71% dos brasileiros que não se identificam com nenhuma legenda.
“A proposta é ser um partido e um movimento social. Queremos ser um contraponto a tudo que existe hoje. Até porque nosso sistema político está esgotado e precisa mudar”, diz Luiza Erundina. Para o Engenheiro Ronaldo Fabiano, da Bahia, que vem acompanhando todo o processo de fundação do partido na Paraíba, “é preciso pensar o Brasil de baixo para cima, garantindo o efetivo empoderamento das pessoas numa nova concepção do fazer político. Nossas raízes são profundas e trazem à tona as mais elevadas expressões da ética africana, da filosofia ameríndia e da política ocidental: Ubuntu, Teko Porã e Ecossocialismo.” A ata de fundação será lançada no Fórum Social Mundial, no próximo dia 22 de janeiro, em Porto Alegre (RS).
A nova legenda não conseguirá o registro a tempo de disputar as próximas eleições municipais de 2016, por isso tomará a iniciativa de construção de frentes de cidadania nos municípios, orientando os seus integrantes a concorrer através de partidos com ideais semelhantes como o PDT, PCdoB, PT, PSOL e Rede.
Na Paraíba já ocorreu algumas reuniões e as principais lideranças que tem se empenhado na organização do novo partido são o sindicalista Osnildo Silveira da cidade de Sousa, o jovem advogado Pablo Farias de João Pessoa e a estudante Eloah Felinto da cidade de Bayeux. No próximo dia 15 de janeiro, às 17 horas, no sindicato dos comerciários da grande João Pessoa, ocorrerá a próxima reunião da Raiz Movimento Cidadanista da Paraíba, onde irão discutir a organização do novo partido no estado e a representação da delegação paraibana na fundação nacional no próximo dia 22 em Porto Alegre.
Fonte: WSCOM