128047,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0Novo medicamente da rede é apresentado como comprimidos revestidos e funcionará como terapia antirretroviral para adultos infectados. Medicação é utilizada apenas em pacientes já em tratamento.

O governo iniciou a distribuição do novo medicamento Darunavir 600mg que vai auxiliar no tratamento de HIV em adultos. A medicação foi incorporada recentemente pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo medicamente da rede é apresentado como comprimidos revestidos e funcionará como terapia antirretroviral para adultos infectados pelo HIV/Aids. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (17).

De acordo com Nelize Assis, farmacêutica de Logística de Antirretrovirais do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o medicamento já era oferecido com a dosagem de 300 mg.

“O Darunavir de 300mg já era oferecido pelo SUS. Os pacientes tomavam quatro comprimidos por dia. Agora, com o de 600mg, eles vão tomar apenas dois comprimidos por dia. Isso vai facilitar e ajudar muito na vida e bem estar dos pacientes, porque, além de diminuir possíveis efeitos colaterais, diminuirá também a quantidade de medicamentos que eles precisam ingerir, pois é importante lembrar que os pacientes não tomam só esse medicamento”, explicou Nelize.

Segundo Nelize, o novo medicamente não é utilizado em pacientes novos. “Esse medicamento não é para pacientes em início de tratamento, mas para aqueles que tiveram alguma falha terapêutica, pacientes que já fazem o tratamento ou têm o vírus há algum tempo”, disse.

Fonte: Portal Correio