Finalmente áreas do Nordeste que enfrentam a seca rigorosa há meses começam a receber chuva. A aproximação do fenômeno chamado zona de convergência intertropical, a ZCIT, estimula a formação de áreas de instabilidade por toda a costa norte do Brasil.
O norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, incluindo as capitais São Luís, Teresina e Fortaleza, serão beneficiadas pela chuva esta semana. Há previsão de fortes pancadas de chuva.

Chuva volumosa em Fortaleza
A chuva veio com força em Fortaleza no fim de semana. Foram acumulados 32,4 mm no período de 24 horas, entre às 10 horas do sábado (17) e às 10 horas do domingo (18), no horário de Brasília. Esse valor corresponde a mais da metade da média histórica de dezembro na capital, que é de cerca de 50 mm pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Desde o mês de maio não chovia tão forte assim.  

Chuva aumenta no RN e PB 
Outra situação que vai chamar a atenção esta semana é o aumento da chuva na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A Climatempo prevê dois ou três dias de chuva frequente e volumosa nessas áreas. Natal e João Pessoa também estão no risco de chuva forte

O mapa de chuva para os próximos dias mostra 100 mm estimados entre o litoral do Ceará e da Paraíba e por muitas localidades do interior do Maranhão: 

4d658c02f9de86fd71f1b738a50c6d1d

Da redação com Climatempo

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES