Representantes do Ministério da Saúde afirmaram na noite desta sexta-feira (27) que não haverá vacina contra a Covid-19 para vacinar toda a população brasileira em 2021.

Nós definimos objetivos (com grupos prioritários) para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveeem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira”, disse Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Ainda não foi definido qual será o público prioritário para ser vacinado. Segundo Elcio Franco, secretário-executivo do ministério, serão levados em conta os grupos com risco de ter o quadro grave da doença, a faixa etária, comorbidades e até “aspectos étnicos”.

O fato de determinados grupos da população não serem imunzados não significa que não estão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar com a doença. É por esse motivo que não vacinamos toda a população, por exemplo, contra a influenza”, afirmou.

Fonte: Revista Fórum