#Meu #Nordeste – 10 curiosidades que tornam o Nordeste brasileiro um lugar incrível

0

7 curiosidades que vão te fazer amar ainda mais o

Separamos 10 tópicos que vão te fazer querer conhecer ainda mais sobre o Nordeste

1 – Você sabia que o nordeste é a região brasileira que possui o maior número de estados? São nove no total: AlagoasBahiaCearáMaranhãoParaíbaPiauíPernambucoRio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-nortesertãoagreste e zona da mata.

 2 – Fundada em 1537, a cidade do Recife é a mais antiga capital de estado brasileira. Passeios por Recife Antigo e Olinda  são uma verdadeira aula de história do Brasil nas ruas para quem tem curiosidade sobre a época.

3 – A Bahia é o maior estado da região e faz divisa com oito outros territórios: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Isso faz com que o estado receba influências de todos esses lugares e enriqueça ainda mais a sua cultura!

4 – O Galo da Madrugada, que toma as ruas do Recife durante o carnaval, é considerado pelo Guiness Book o maior bloco de carnaval do mundo. Ele chega a reunir milhões de pessoas.

5 – O litoral do Maranhão possui a maior quantidade de ilhas de todo o litoral do Brasil. São Luís, a capital maranhense, está localizado numa ilha.

6 – O nordeste tem cenários naturais diversos que abrigam grandes paraísos ecológicos brasileiros, como os arquipélagos de Fernando de Noronha (PE) e Abrolhos (BA), a Chapada Diamantina (BA), os Lençóis Maranhenses (MA) e o Delta do Parnaíba (PI).

7 – O primeiro lugar onde os futuros colonizadores portugueses aportaram foi na atual região de Porto Seguro, na Bahia.

8 – O Nordeste é o berço do forró, do frevo, do maracatu, do axé, do xaxado, do samba de roda e do mangue beat. O frevo é um dos principais ritmos da cidade do Recife, sendo bastante tocado durante o carnaval.

9 – João Pessoa é conhecida como “Porta do Sol”, ou a cidade do Brasil onde o sol nasce primeiro. Localizada na região metropolitana de João Pessoa, a Ponta do Seixas possui até um marco que sinaliza o nascer do astro-rei.

10 – As rochas mais antigas encontradas no Brasil estão no município de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte, a 100 quilômetros de Natal. Presume-se que elas tenham em torno de 3,8 bilhões de anos.

Share.

Comments are closed.