144-300x225A noite de 10 de Dezembro de 2011, Sábado, estava repleta de expectativa por parte de toda sociedade araçagiense, afinal, a praça Mackrina Maroja, localizada no coração da cidade de Araçagi, tinha sofrido diversas transformações e se tornou pauta em muitas discussões. Sobretudo, quando foi dado início a tentativa de reestruturação desse espaço histórico raríssimas vezes alterado.

Tempos em que o número de alunos que estudavam na zona urbana era extremamente considerável, jovens que povoavam cada metro quadrado com os sonhos e as peculiaridades de qualquer adolescente; casais e paqueras deixavam seus segredos em cada banco, em cada esquina; um espaço que foi palco de eventos políticos bastante acalorados, além de oferecer um contato diário e quase que poético com a natureza; entre a sombra convidativa de cada árvore, aos sons quase que ensurdecedores dos pássaros, do silêncio da madrugada e da agitação de cada amanhecer; da barraca de D. Dalva ao cachorro quente de “Seu Vava”, como popularmente era conhecido. Assim era, assim foi. 

Há quem hoje, elogie o fato de termos adentrado a essa “modernidade”. Entretanto, muitos ainda lamentam ausência das árvores históricas e o “cantar” dos pássaros. Porém, o fato é que, na noite de 10 de Dezembro de 2011, quando a fonte foi iluminada e água jorrou diante dos olhos do povo araçagiense, uma nova história estava sendo construída; se boa ou ruim, cabe a cada um contar a sua.

Modernismo sem modernidade é sempre um processo de exclusão. Porém, muitas vezes um processo necessário diante de um mundo que está sempre em transição.

A divulgação realizada pelo site “ARAÇAGI É NOTÍCIA” na noite daquele sábado, 10 de Dezembro de 2011, fazia o convite para a noite de reinauguração, dizendo o seguinte:

Onildinho, Prefeito de Araçagi convida a todos para a inauguração da Praça Mackrina Maroja, hoje sábado, 10 de dezembro de 2011, a partir das 18:00H, quando os araçagienses terão de volta sua principal área de lazer com ares de progresso e modernidade no centro da cidade!
Presenças de autoridades políticas, civis e religiosas. Apresentação da frota municipal adquirida pela gestão atual; Apresentações da Banda Musical Onildo de Sousa Câmara, Banda Fanfarra Prof.ª Maria Carneiro de Menezes e Banda Marcial Oscar de Sousa Câmara. Ambas recém criadas no município pela atual administração!
Após a inauguração haverá shows da Banda Aveloz, Waldemir e Forrozão Zueira!
Realização: Governo Municipal, Araçagi o Povo No Poder!
Essa não dar pra perder! Lembre-se a praça é nossa!

 

Confira algumas imagens de todo esse processo

 

 

Por Carlos Silva com imagens e texto da inauguração extraídos do Blog Araçagi é Notícia

 

k-1-copia

Carlos Silva – Graduando em História pela Universidade Estadual da Paraíba

Da Redação/Portal Araçagi