A semana começou abafada e com chuva forte sob a costa norte do Brasil. Nesta sexta-feira (20) uma frente fria estacionária, próximo à costa leste do Nordeste provocará chuva forte sobre grande parte da Bahia, Sergipe, Alagoas e no interior do Nordeste.
Nesta sexta-feira (20), a nebulosidade aumenta entre o nordeste da Bahia, interior de Pernambuco, centro-sul do Piauí, Maranhão, em Alagoas e Sergipe e a chuva acontece em vários momentos. Uma frente fria estacionária canaliza umidade sob grande parte do interior da Região e o risco de temporais aumenta. As capitais, Maceió e Recife, ficam em atenção para transtornos nos próximos dias, devido à chuva forte.
Fim de semana instável
No sábado (21), a chuva aumenta no interior do Nordeste e tem previsão de chuva forte no sul do Ceará, interior do Piauí e de Pernambuco e no litoral do Sergipe. Mas a chuva perde intensidade em Salvador e as pancadas acontecem de forma isolada. Natal e João Pessoa ainda seguem com sol e calor ao longo do dia, mas a nebulosidade aumenta e chove com risco de trovoadas a partir da tarde.
O sul e o oeste da Bahia continuam sob influência do ar seco, mas tem previsão de rajadas de vento no litoral ao longo do dia.
No domingo (22), a frente fria se afasta, mas os ventos que sopram do mar aumentam a umidade no sul e leste da Bahia e tem previsão de chuva isolada. Maceió e Recife continuam com tempo fechado e chuva em vários momentos do dia. A chuva perde força em parte do interior de Pernambuco, sul do Maranhão e do Piauí, mas ainda chove forte nas demais áreas da costa norte nordestina.
Tendência
A próxima semana começa instável e com chuva forte concentrada no litoral de Pernambuco e Alagoas. Em Maceió, a chuva persistente pode acumular grandes volumes. Grande parte da Região fica em atenção para possíveis transtornos como alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos, pelo menos até o começo da próxima semana.
Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR:
Climatempo