adriele-almeida
Adriele Almeida, no banco de trás, chega atrasada para prova do Enem na Bahia. Mãe, Sivalda Santos, na frente, disse que oração provocou atraso. (Foto: Ida Sandes/ G1)

Os portões dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fecharam às 12h (horário local) nas cidades da Bahia. No Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Salvador, a candidata Adriele Almeida, 16 anos, chegou atrasada. Ela preferiu nem sair do carro quando observou o portão da escola fechado. A mãe da estudante, Simara dos Santos, conta que a família se atrasou porque foi fazer uma oração para Adriele. “Fomos fazer uma oração e eu perdi a hora”, disse.

Petrônio Borges, pilotando a moto, foi levar os  documentos do irmão, esquecidos em casa, para  fazer o Enem. (Foto: Ida Sandes/ G1)
Petrônio Borges, pilotando a moto, foi levar os
documentos do irmão, esquecidos em casa, para
fazer o Enem. (Foto: Ida Sandes/ G1)

Petrônio Borges foi de moto até o Colégio Luiz Viana para levar os documentos do irmão Alexandre Santos, que foi fazer as provas do Enem mas esqueceu a documentação em casa. O documento foi entregue pelo portão. Petrônio disse que o irmão percebeu a falha pouco antes da prova começar. “Ele chegou aqui antes do portão abrir. Ainda bem que deu tudo certo”, comemorou.

Minutos antes do portão da escola fechar, a correria de candidatos na rua era grande. Teve gente que pegou mototáxi para ser mais rápido e conseguiu chegar a tempo. Os portões foram abertos às 11h do horário local e fecharam 12h, quando as provas começaram a ser aplicadas.

Provas – Neste domingo (4), os candidatos ao Enem fazem provas de linguagens e códigos, matemática, e a redação. O estudante pode levar até 5h30 para responder a 90 questões e ainda fazer o texto dissertativo. Na Bahia, 421.731mil candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio.

O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

Para a realização, das provas deve ser usada somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Os resultados – Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Fonte: G1