FAKE NEWS: possível rompimento da Barragem de Araçagi circula nas redes sociais

0

Sangrador da Barragem

As fortes chuvas que caem em todo Estado da Paraíba, desde o último sábado (20), aumentaram os níveis dos mananciais que abastecem pelo menos 12 cidades da região que estão em racionamento. A barragem de Canafístula 1, que atende Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz e Lagoa de Dentro, que estava com apenas 10% de sua capacidade, foi a 16%. A barragem de Lagoa do Matias, que atende Belém, Caiçara e Logradouro, estava em situação de alerta, e agora falta menos de um metro para sangrar. Já a barragem de Canafístula 2, responsável por abastecer Bananeiras, Solânea, Araruna e Cacimba de Dentro, que encontrava-se com somente 6,4% atualmente se encontra com 13,2% de sua capacidade. .

Um áudio que circula no watsapp, afirma que existe um comprometimento da Barragem Araçagi, informando que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local já orientaram as cidades de Itapororoca e Mamanguape.

A falsa e irresponsável mensagem, atrelada as fortes e constantes chuvas, fizeram com que rapidamente a mensagem se espalhasse pela rede e causasse uma certa dúvida sobre o que de fato estaria acontecendo. 

O que se tem de informação é que a Barragem de Araçagi está entre as três barragens da região estão sangrando. Barragens de Araçagi (que atende a Guarabira, Pilõezinhos e Araçagi), São Salvador (que atende Sapé, Sobrado, Mari, Mulungu, Gurinhém e Cajá/Caldas Brandão) e Pitombeira (que abastece a cidade de Alagoa Grande).

Durante o dia de ontem, quarta (24), diversos videos de moradores das imediações onde está localizada a Barragem de Araçagi, começaram a circular nas redes sociais, desmentindo a falsa mensagem e trazendo alívio a toda população.

Até o fechamento desta matéria nenhuma autoridade teria se posicionado emitindo qualquer tipo de alerta sobre tal possibilidade.

Da Redação com Portal25Horas

Share.

Comments are closed.