DSC_0703O estudante, de 16 anos, Antônio Gomes da Silva Júnior, da Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira, está entre os 27 jovens senadores que concorreram com mais de 84 mil alunos de todo o Brasil para vivenciar o trabalho no Senado Federal. A redação dele foi a melhor da Paraíba.

O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Antônio, que reside na zona rural de Cuitegi, disse que o projeto incentiva à participação na política. “O estímulo desse projeto é colocar o jovem para participar da política, que é limpa, que é boa, muita gente confunde com a politicagem”, explicou o estudante.

Ele disse ter se preparado desde o ano passado quando, na ocasião, não conseguiu se classificar. “Eu me preparo desde o ano passado, e não desisti – se tivesse destino não conseguiria, fui além e tive uma excelente orientação”, declarou o jovem.

O estudante ainda disse não acreditar que irá representar o Estado no Senado Federal e agradeceu o apoio que ganhou na escola. “Eu não estou acreditando que vou representar a Paraíba, é uma grande responsabilidade, eu fico feliz com todo o apoio, com toda a escola, os professores que me incentivaram”, concluiu.

Via – Nordeste1