428f34497520151007015146O escritor e psicólogo, Augusto Cury, além de outros palestrantes estarão no I Congresso Mundial Sobre Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania, que acontece no auditório da Federação Espírita, no bairro da Torre, em João Pessoa e na sede da Universidade Livre, no Jardim Oceania, também na capital paraibana. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de outubro.

As inscrições – As inscrições são feitas pelo endereço eletrônico do InterEducation. No site, ainda estão disponíveis informações de hospedagem, sobre os palestrantes, o congresso e as formas de pagamento e critério para o valor da inscrição.

A educação global – O Congresso quer mostrar que “como estilo de aprendizagem e maneira de pensar, a educação global encoraja as pessoas a identificarem ligações entre os níveis local, regional e mundial e a enfrentarem a desigualdade.”

Ainda de acordo com a organização, “como movimento de ideias e tendência educativa, a educação global é vista como uma atitude e uma resposta à crescente globalização em todos os domínios da vida moderna. O alcance da educação global aumentou gradualmente nos últimos vinte anos. As experiências Americana e Canadiana deram o impulso inicial. Embora distinta da educação para o desenvolvimento, da educação para os direitos humanos e para a paz e da educação inter e multicultural, a educação global fornece uma perspectiva mais alargada do que era tradicionalmente referido por estas áreas educativas específicas, e sublinha as fortes interdependências e ligações entre os aspectos econômicos, tecnológicos, sociopolíticos, demográficos e cultural da vida social.”

A educação global está relacionada com quatro campos principais de investigação e ação: Interdependência num horizonte global, Desenvolvimento sustentável, Consciencialização e preocupação com o ambiente, Direitos Humanos (incluindo o anti-racismo), democracia, justiça social e paz

Com informações da assessoria

Via – Portal Tambaú 247