A Secretaria Municipal de Saúde em Araçagi, iniciou na última segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe no município.

As equipes estão vacinando em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração nas unidades de saúde, em prevenção ao coronavírus. É seguido um cronograma estabelecido por cada Unidade Básica de Saúde, percorrendo ruas e microáreas.

Nesta primeira etapa, estão sendo vacinados prioritariamente, os idosos e profissionais que trabalham na área da saúde. A campanha segue um cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde que determina as datas em que cada grupo será vacinado, como exposto abaixo:

  • 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
  • A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).
  • A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade começam a receber a vacina.
  • Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Por que o governo não oferece a vacina para todos os grupos de uma vez? Porque seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que pode provocar confusão e desabastecimento.

Cabe lembrar ainda que todos os brasileiros sem contraindicação — mesmo fora do público-alvo — podem adquirir uma versão da vacina contra a gripe na rede privada.

Conforme dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde, já foi vacinado um percentual de 40,89% do público-alvo.

Fonte: aracagi.pb.gov