A cidade de Araçagi, brejo paraibano, realizou nesta segunda-feira (30), através de diversos órgãos institucionais, mais um ato contra o abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes.
Apesar de todo mês de Maio ser marcado por diversos eventos em todo país contra esse tipo de violência, o dia 18 de Maio é considerado como data oficial, tendo por intuito mobilizar a população.
A escolha do dia se dá pelo “Caso Araceli”, de 1973. À época, uma criança de apenas oito anos de idade foi brutalmente assassinada depois de ter sido violentada sexualmente em Vitória (ES). Dada à repercussão do caso, uma forte mobilização da sociedade brasileira levou à criação de um dia dedicado ao combate desse tipo hediondo de violência.
Araçagi – O movimento teve início com uma caminhada pelas principais ruas da cidade e o ponto de chegada na Praça da Saúde com apresentação de amostras de dança e teatro.
Estiveram presente os seguintes órgãos: Escola Rodrigues de Carvalho , Escola Francisco Pessoa de Brito, Escola Municipal Alice de Almeida Carneiro, portanto todas contando com a participação em massa de seus alunos, professores e funcionários. Além destes o NASF, Concelho Tutelar, Secretaria de Educação do Município, Cras, Ação Social dentre outros também se fizeram presente.
No Brasil, o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil são os principais meios de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. Apenas em 2015 e 2016, 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos foram recebidos pelo Disque 100.
Da Redação com Imagens via Facebook