DISPERSORES DE SEMENTES: ECOLOGIANDO COM SEMENTES DE GIRASSOL, NA ESCOLA, NA SOCIEDADE E NA VIDA, PLANTANDO HOJE VAMOS COLHER AMANHÃ

                               Imagem de Walkimer Santana

O projeto ecologiando, hoje aborda o tema totalmente dentro dos conceitos de ecologia, que é a dispersão de sementes em especial sementes de “girassol”, afim de incentivar o plantio e o significado da planta girassol (Girassol/Nome científico
Helianthus annuus), Então levamos todas as orientações como plantar, as regas que devem ser feitas, os cuidados necessários para termos uma cidade florida e que precisamente vai trazer um bem estar para todos, estudos científicos apontam que ter contato com a natureza faz bem para o corpo e a mente.

Você já deve ter reparado que algumas plantas estão espalhadas por uma vasta região e que algumas nascem em locais relativamente distantes da planta da qual foram originadas. Mas você já se perguntou quem é o responsável por transportar a semente para outros locais?

A resposta para esse questionamento é bastante simples: Elas são levadas por dispersores de sementes. Antes de destacarmos a importância e quem são os dispersores de sementes, devemos lembrar a importância desse processo para uma espécie vegetal. As sementes são órgãos de perpetuação e, quando maduras, precisam ser liberadas da planta-mãe.

Quando caem próximas e germinam, podem sofrer com o acúmulo de muitos indivíduos próximos, o que leva à competição. Diante disso, é essencial que sementes e frutos sejam levados para áreas mais distantes. Para isso, elas contam com alguns agentes dispersantes.

Fonte: https://www.biologianet.com/botanica/dispersores-sementes.htm

Da Redação