PROJETO ECOLOGIANDO FAZ UMA CORRELAÇÃO BASEADO NO ESTUDO DO IAC- INDÍCE DE ANOMALIA DE CHUVA, PARA O ANO DE 2001 EXTREMAMENTE SECO EM ARAÇAGI-PB, E A CONSTRUÇÃO DE QUATRO PORÇOS NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE.

Executamos um estudo especial para o município de Araçagi-PB, Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo principal analisar a climatologia da cidade de Araçagi, como a variabilidade climática influencia a precipitação local e como se dá essa mesma variabilidade espaço-temporal das chuvas na região, com o auxílio do Índice de Anomalia de Chuva (IAC).

No entanto, hoje vamos nos a ter ao ano de 2001, para o município que apresentou-se como um ano externamente seco para região, onde um grande racionamento do recurso água foi notado por toda população, sendo assim tendo que recorrer a outras fontes acessíveis a todos, essas fontes participava diretamente na vida da população, de maneira primaria ou secundária, sendo utilizadas para uso domésticos e entres outros, em alguns extremos até no consumo humano e de animais.

E especialmente hoje vamos falar sobre os poços artesianos, (Em locais com precariedade de abastecimento de água, período de seca ou de racionamento de água, o poço artesiano torna-se uma solução real para o problema, além de poder trazer benefícios financeiros a longo prazo, se obedecidas as normas e requisitos básicos para construção do mesmo).

Na região central do da cidade de Araçagi, a população por conta própria na época, mediante as suas necessidades e instinto de sobrevivência, num perímetro de 100 metros, o projeto Ecologiando hoje constatou a existência, de quatros poços ainda em atividade, para uso doméstico quando necessário, e um dele como fonte de renda familiar como uso de um Lava-jato.

Então a correlação feita pelo projeto ecologiando, 20 anos depois que naquele ano histórico de 2001, considerado pela ciência como extremamente seco levou as pessoas, a tomar iniciativas que possibilitou a manutenção da população na localidade, em busca do recurso água tão presente no município, onde toda essa água poderia ser bem melhor aproveitada principalmente na irrigação e na agricultura.

AVALIAÇÃO CLIMÁTICA DA PRECIPITAÇÃO DA CIDADE DE ARAÇAGI

André Luiz da Silva, Walkimer Santana da Silva, Linaldo Freire Silva, Gyovane Santos da Silva, Lincoln Eloi de Araújo
Da silva, A, L; Da silva, W, S; Da silva, G, S; Silva, L, F; Araújo, L. E. AVALIAÇÃO CLIMÁTICA DA PRECIPITAÇÃO DA CIDADE DE ARAÇAGI

ANEXOS

 

Da Redação/Portal Araçagi