Dom-LucenaA igreja católica anunciou nesta quarta-feira (13) que o bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena não é mais bispo de Guarabira. Ele deixa o comando da igreja no Brejo e foi nomeado pela Santa Sé para ser o novo bispo da diocese de Nazaré da Mata, no Estado do Pernambuco. Ele será o oitavo bispo da diocese. 
Com 25 anos de atividade episcopal, o religioso iniciou se pastoreio na diocese de Caicó-RN e de lá foi designado para Guarabira, sendo acolhido no Brejo no dia 31 de agosto de 2008, em substituição ao administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha, que substituía o bispo Dom Antônio Muniz Fernandes. 
Em sua primeira palavra ao seu novo rebanho, em cadeia de rádio, Dom Lucena saudou os fiéis católicos de Nazaré da Mata. “A diocese de Nazaré da Mata é destacada por sua fé”. São 35 cidades que integram a diocese.
Com 52 anos de idade, Dom Lucena nasceu em Jardim do Seridó. Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 21 de Julho de 1991, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em sua cidade natal. No dia 17 de agosto de 2008 foi ordenado bispo. As duas ordenações foram feitas por Dom Heitor de Araújo Sales. Dom Francisco Lucena é o primeiro, e até agora o único, bispo oriundo do clero da Diocese de Caicó. 
Portal25Horas