Vamos falar sobre esse problema de saúde feminina e explicar o que é e os sintomas, aprofundar mais um pouco no assunto e esclarecer dúvidas.
Estima-se que a endometriose atinge 15% das mulheres em idade fértil. Apesar disso, a doença é pouco conhecida, por isso, disseminar informação é imprescindível para avançarmos em relação a esta doença que causa muitos transtornos para as mulheres que precisam buscar ajuda e muitas vezes acreditam que todo o sofrimento que passam é normal.
Logo após a ovulação, o endométrio (tecido que reveste internamente a cavidade uterina) encontra-se espesso (grosso) para receber o embrião. No entanto, caso não ocorra a gravidez, o endométrio é descartado e assim forma-se à menstruação, e deste modo, no ciclo seguinte o endométrio é renovado para estar apto para receber o embrião.
 Contudo, partes desses fragmentos do endométrio ao deslocarem no sentido oposto por meio das tubas uterinas (trompas), alcançam os órgãos do abdômen, e principalmente da pelve e nestes locais ao se implantarem surge a endometriose.
 Até o momento, a medicina não conseguiu estabelecer completamente as causas da doença, tendo, apenas, constatado que os riscos são maiores quando já existe um histórico familiar (mãe e irmã), bem como, nas mulheres que não gestaram e naquelas que não utilizam métodos anticoncepcionais hormonais ou naquelas que engravidaram mais tardiamente.
Sintomas de Endometriose

Os sintomas de endometriose podem variar de acordo com cada paciente, mas entre os mais comuns, é possível destacar:

– Cólicas menstruais;
– Inchaços na região pélvica e do abdome;

– Dor pélvica crônica;
– Dores durante e depois da relação sexual;
– Dificuldades para engravidar e infertilidade;
– Dificuldade e dor para evacuar e urinas;
– Sangramento na urina ou fezes no período menstrual;
Nem sempre esses sintomas surgem ao mesmo tempo e muitas mulheres não apresentam todos eles, por isso, se houver alguma suspeita de endometriose, o ideal é agendar uma consulta com um ginecologista para realizar o diagnóstico que pode ser feito através de exames ginecológicos.
Sintomas de Endometriose

Os sintomas de endometriose podem variar de acordo com cada paciente, mas entre os mais comuns, é possível destacar:

– Cólicas menstruais;
– Inchaços na região pélvica e do abdome;
– Dores durante e depois da relação sexual;
– Dificuldades para engravidar e infertilidade.

Ao constatar os sintomas de endometriose, é essencial procurar um ginecologista para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível e impeça a doença de continuar progredindo. Nesse caso, alguns exames podem ser feitos, como o ultrassom endovaginal para mapeamento da endometriose e/ou a ressonância magnética de pelve.

Como é detectado a endometriose
O diagnóstico de suspeita da endometriose é feito por meio de exame físico, ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado, exameginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório. Atenção especial deve ser dada ao exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda.

Endometriose Tratamento

Existem dois tratamentos mais utilizados parar combater e minimizar os sintomas e as dores da endometriose, através de medicamentos ou de intervenção cirúrgica.

É necessário que o ginecologista avalie cada caso para concluir qual o melhor modelo de tratamento para uma paciente. Em determinados cenários, os dois procedimentos ainda podem ser feitos de forma conjunta para chegar ao resultado desejado.

– Endometriose tratamento cirúrgico: através desse procedimento, a endometriose é removida em uma cirurgia chamada de laparoscopia. Em algumas situações, é preciso eliminar os focos da doença ou cistos que tenham aparecido,.

– Endometriose tratamento com medicação: são vários os medicamentos utilizados pelos médicos no tratamento da endometriose, dependendo da gravidade de cada caso, como por exemplo, derivados da progesterona e medicações antiestrogênicas.

Prime Clin
Ginegologista as Quartas
Agende uma consulta: 98186-6737
Av. Olívio Maroja 203, em frente a Câmara Municipal de Araçagi
Fonte primeclin.com