O obra “Auto da Compadecida” acredito que dispensa apresentações, isso porque o Filme de 2000, é ate hoje um grande sucesso, muitos o classificam como o melhor filme de comédia nacional, mas e o livro vocês conhecem? A obra nasceu originalmente para ser uma peça de teatro, então hoje o “Auto da Compadecida” é a dica de leitura então vamos a resenha.

Obra: Auto da Compadecida
Autor: Ariano Suassuna
Editora: Nova Fronteira
Resenha: @livrosgatosebordados

RESENHA

🌵A obra faz parte do gênero teatro e a escrita é em prosa, tendo a comédia como sua base. Nela, conhecemos personagens inusitados, que atuam como representantes de pessoas do sertão nordestino. Como protagonistas, temos dois amigos inseparáveis: João Grilo e Chicó.

🌵O primeiro, destaca-se pela sua inteligência e pelo famoso “jeitinho brasileiro” que ele usa para resolver qualquer situação. Dono das mais diversas ideias, sempre acaba arrastando Chicó, que é bondoso, contador de histórias e muito medroso. Sempre unidos, eles acabam enfrentando diversas situações.

🌵Além deles, somos apresentados a outros personagens marcantes, como os representantes da igreja, os cangaceiros, o coronel, o padeiro e sua esposa etc. Com efeito, conhecemos contradições, explorações e o poder que a hierarquia tem dentro daquele contexto social.

🌵Em meio à seca e à vida desumana que vivem, os amigos acabam envolvendo todos com quem convivem em suas confusões. Desde a manipulação para ocorrer o enterro de uma cachorra até a invenção de uma gaita abençoada, vamos acompanhando a jornada desses indivíduos que lutam para sobreviver em meio à tanta injustiça e desigualdade social.

Notas: Gente, eu sempre fui viciada no filme, então conhecer a obra que deu origem a ele era uma meta. Confesso que já li com as vozes dos atores na cabeça haha as diferenças são mínimas (no filme acrescentaram algumas coisas). Como o texto é teatral, acabei lendo muito rápido e associando muito ao filme. Mas isso não prejudicou a leitura em nada, pelo contrário. O Auto da Compadecida é uma obra prima e ótima opção para quem quer começar a ler as obras do grande Ariano Suassuna ou apenas ler esse gênero. Aliás, o autor é um gênio, tendo em vista que traz à tona problemas sociais sem perder a essência do humor. Super indico!!!!! ❤️

Resenha retirada do IG Livros Gatos e Bordados