Chegamos aos 62 anos de emancipação política da cidade, porém, muito mais do que seu nascimento, é a sua história. E em sua vasta história de mais de seis décadas, citarei hoje em sua tradição, uma das mais fortes: a do senhor João Galdino da Silva, o criador do hino “Deus te Salve Araçagi”. O senhor João Galdino, bastante conhecido em nossa cidade e na zona rural, contou um pouco de sua história, confira abaixo.

João Galdino da Silva – Criador do Hino de Araçagi

Nascido em 01 de dezembro de 1946 na cidade de Pilar, agreste paraibano, filho de Manoel Galdino da Silva e Helena Maria da Conceição, dirigiu-se para a cidade de Araçagi no ano de 1956, aos 10 anos de idade, onde residiu no Sítio Mondé, situado na zona rural deste Município.

Em sua adolescência, cursou apenas até a 2º série primaria, onde teve uma educação básica e espelhada em sua professora, a Senhora Maria Dias Fernandes.
No ano de 1972, casou-se com Luzinete de Jesus da Conceição, esta que é filha natural deste município, com quem teve três filhos.

Em 16 de julho de 2000, após tanta admiração pelo municipio, escreveu o Hino que homenageia a cidade de Araçagi a qual tanto ama. Com a Lei Nº 169/2006 de 14 de dezembro de 2006 foi aprovado o Hino da cidade de Araçagi com música e letra de autoria do Senhor João Galdino da Silva, sendo admirada até os dias atuais.

Hino da cidade de Araçagi
Música e Letra: João Galdino da Silva

Salve, salve Araçagi
Linda, terra dos araçás
Onde, viveu a tribo Gi
De onde nasceu o teu nome oficial
Salve, salve Araçagi
Terra boa hospitaleira
Salve, salve Araçagi
Linda cidade brasileira
Deus te salve Araçagi
Terra de amor e luz
Terra de grandes progressos
Abençoada por Jesus (bis)
Linda Araçagi
Tua beleza é rara
Tu vives de agricultura
E da Agropecuária
Deus te salve Araçagi
Terra de amor e luz
Terra de grandes processos
Abençoada por Jesus (bis)

Da Redação / Portal Araçagi

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES