#CURIOSIDADES: Flamengo 124 anos: 15 curiosidades da história do clube que você não sabia

0

1- O hino mais famoso do time, que possui o verso “Uma Vez Flamengo, sempre Flamengo”, é apenas o “popular”. A canção oficial foi criada por Paulo Magalhães dez anos antes dessa. O refrão fala sobre: “Tua glória é lutar! Campeão de terra e mar!”.

2- Eternizado como um clube rubro-negro, as primeiras cores do Mengão foram o azul e o dourado. Por desbotarem com o sol e suor, foi decidido que as cores mudariam para o vermelho e preto.

3- O time estreou no futebol em 1912, após jogadores do Fluminense – que era um clube dedicado ao futebol – se revoltarem contra a diretoria e resolverem criar um time para o Rubro-Negro.

4- O primeiro uniforme do clube no futebol foi composto por quatro quadrados, dois vermelhos e dois pretos, como uma pipa. A vestimenta foi apelidada de “Papagaio de Vintém”.

5- O uniforme listrado em vermelho e preto, característico da equipe, apareceu pela primeira vez em 1916.

6- Ao todo, o Flamengo já usou oito escudos diferentes.

7- No Brasil, muitos clubes tiveram sua criação inspirada no clube carioca, como o Flamengo do Piauí, Associação Atlética Flamengo (Guarulhos-SP), Esporte Clube Flamengo (Santa Catarina), Flamengo Futebol Clube (Conselheiro Lafaiate-MG), Associação Atlética Flamengo de Varginha, Flamengo Esporte Clube de Arcoverde (Pernambuco).

8- O Mengão não inspirou apenas clubes brasileiros. No mundo todo há referências ao time do Rio de Janeiro. Alguns são: Bromley Flamengo FC e Flamengo FC (Inglaterra), Flamengo de Sucre (Bolívia), Flamengo de Chiclayo (Peru), Sociedad Deportiva Flamengo (Equador), Uniao Flamengo Santos FC (Botswana), Flamengo de Ngagara (Burundi) e Flamengo de Pefine (Guiné-Bissau).

9- O estádio da Rua Paissandu foi o primeiro a receber um jogo oficial do Mengo.

10- O Flamengo já teve nove técnicos estrangeiros. São eles: Armando Renganeschi (Argentina), Charles Willians (Inglaterra), Izidor Krüschener (Hungria), Fleitas Solich e Modesto Bria (Paraguai), Ernesto Santos e Cândido de Oliveira (Portugal) e Juan Carlos Bertoni e Ramón Platero (Uruguai).

11- O clube conseguiu o direito do terreno da Gávea em 1931. O estádio local já recebeu 230 jogos. Foram 175 vitórias do mandante, 23 empates e 32 derrotas.

12- O primeiro jogo do Rubro-Negro no Maracanã foi em 23 de julho de 1950, na vitória de 3 a 1 contra o Bangu.

13- A equipe enfrentou a seleção brasileira por três vezes. No primeiro, em 1957, foi disputado apenas um tempo entre ambos. O confronto ficou no 0 a 0. Na segunda oportunidade, em 1958, o Mengo venceu por 1 a 0, no Maracanã. O último encontro foi em 1976, com vitória do clube carioca por 2 a 0.

14- O primeiro mascote da equipe foi o Popeye, famoso nos desenhos animados. O Urubu surgiu de uma provocação feita por rivais. Os torcedores “adotaram” o mascote em 1969.

15- Em 1963, um clássico Fla-Flu se tornou o jogo entre clubes com maior público da história do futebol. Foram 194.603 presentes no Maracanã. O jogo foi 0 a 0. Com o empate, o Rubro-Negro ganhou o título carioca daquele ano.

Share.

Comments are closed.