#Curiosidades: Araçagi conheça algumas características históricas e físicas desse município

0

Imagem da página: Araçagi Paraiba

O município de Araçagi assim como todos os municípios traz durante toda sua historia algumas particularidades, hoje na matéria especial traremos algumas dessas características do município de Araçagi.

Segundo o que se conhece da historia de Araçagi o municipio surgiu em meados do seculo XVIII, quando a região servia de pousada para os mercadores e tangerinos de gado que que praticavam o comércio entre Mamanguape que na época era conhecida como Monte-Mor, Guarabira e os Sertões da então província da Paraíba. Alguns desses mercadores estabeleceram relações de amizade com índios Guandus e fixaram-se num lugar conhecido como Rio dos Araças. Esse é o inicio da historia do surgimento de Araçagi que se conhece apesar que alguns historiadores contestam alguns pontos do que se conhece da historia desse município.

Algumas características do município de Araçagi.

População:

Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 17.061 habitantes

Extensão territorial:

Araçagi ocupa uma área de 228 quilômetros quadrados, fica a aproximadamente 100 km da capital João Pessoa, esta a 16 km da cidade de Itapororoca e a 14 Km da cidade de Guarabira

Limites:

Ao norte: Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas e Curral de Cima

Ao sul: Mulungu, Marí e Sapé

Ao leste: Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Mamanguape

Ao oeste: Guarabira

Bacia hidrográfica:

Araçagi está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape e tem como principais tributários os rios Mamanguape e Araçagi, além dos riachos: Pau d’Arco, Guandu, da Nascença, Grande, Bananeiras, Tamanduva, Barreiro, da Barra, Salgado e Taumatá, a maioria de regime intermitente. Conta com os os açudes Barriguda, Novo, Morgado e Violeta.

Agricultura:

As principais culturas agrícolas são o abacaxi, a mandioca, a cana de açúcar, o milho, o feijão e a fava. Na fruticultura, destaca-se o coco, manga, laranja, limão e mamão.

Bairros:

Centro; Bela Vista; Castelo Branco; São Sebastião; São João Batista (Santo Amaro) e Morada do Sol

Zona Rural:

Zona Norte: Canafístula, Cuité de Menino Deus, Cachoeira, Canafistinha, Queimadas, Canoas, Arisco, Mutuca, Mondé, Cipoal, Quandú, Cachoeira de Olho d’água, Piabas, Marmaraú, Gravata de Piabas, Lagoa das Velhas, Mata do Estreito, São Vicente, Mascate, Chã de Mascate, Carrasco, Contento, Guaribas, Pitombas, Rua Nova, São Miguel, Bom Sossego, Agostinho, Pau D’arco e Maravilha.

Zona Sul: Barro Vermelho, Jacinto, Bonita, Lagoa Grande, Riachão, Mercador de Cima, Mercador de Baixo, Lagoa do Boi, Taumatá, Genipapo de Taumatá, Genipapo de Violeta, Assentamento Maria Preta (Violeta), Barra da Espingarda, Caetano, Caveira de Vaca, Lagoa do Caju, Ingá, Fazenda Paraíso, Pacheco, Riacho Grande, Merereba, Avenida, Santa Lúcia, Água Fria, Fazenda Nova, Santos Rios, Maracujá, Agrovila da Tainha, Gravatá, Mulunguzinho e Malissa.

Obs: Podem existir outras localidades que não foram mencionadas.

Os 5 Primeiros Párocos de nossa Paroquia:

1995 – Pe. Mauro José Gomes Ribeiro (1º Vigário)

1996 – Pe. Francisco de Assis Santiago de Oliveira

1997 – Pe. Vandílson Paulino da Silva

1998 – Pe. Pedro Gomes Bezerra

1999 – Pe. Gaspar Rafael Nunes da Costa

Primeiros Vereadores eleitos de Araçagi em 1960:

A primeira composição da câmara de vereadores de Araçagi era composta apenas por 5 vereadores, eram eles:

Luiz Estrela Cabral;

Joaquim Ferreira da Silva;

Raimundo Cruz;

Anemitas Rosas de Vasconcelos e

João Pessoa de Brito.

Fonte de pesquisa: Livro Araçagi em Fatos e Fotos e a Wikipédia

Share.

Comments are closed.