#CURIOSIDADES: 7 Curiosidades sobre o corpo humano

0

O corpo humano é objeto de estudo há milhares de anos, e ainda é considerado um tema que desperta a curiosidade na comunidade científica e no público em geral. Até hoje ele esconde fatos inusitados e informações surpreendentes. Que tal conhecer alguns deles? Confira as curiosidades que nós selecionamos para você.

1- As crianças têm mais ossos em seu corpo do que os adultos

Você sabia que um bebê nasce com cerca de 300 ossos em seu corpo? Segundo a Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, muitos ossos se fundem ao longo do processo de crescimento, e como resultado, o esqueleto de um ser humano adulto tem 206 ossos com variados formatos e tamanhos. Essas estruturas são formadas por células vivas e ativas, o que significa que elas estão sempre crescendo, se regenerando e também se relacionando com outras partes do organismo. Outra curiosidade é que se você colocar todos os ossos do seu corpo em uma balança, a massa total será correspondente a 15% do seu peso corporal.

2 – Há mais bactérias na sua boca do que seres humanos no planeta

Os cientistas da Faculdade de Medicina Dentária de Harvard já encontraram mais de 615 espécies de bactérias diferentes na boca humana, e eles acreditam que ainda é possível encontrar mais. Os profissionais da instituição também afirmam que o número total de micro-organismos nessa região do corpo pode exceder o número de seres humanos na Terra. Assustador, não é mesmo?

Dessa forma, a boca humana é considerada uma pequena selva de bactérias. A umidade da saliva e a presença de açúcares e carboidratos na alimentação fazem deste espaço um ótimo ambiente para a proliferação dos micro-organismos. Além disso, os especialistas acreditam que a variação no número de determinadas espécies pode ser a chave para determinar a saúde bucal dos pacientes e auxiliar o diagnóstico precoce do câncer de boca.

3 – Os seres humanos têm dez vezes mais bactérias do que células

De acordo com a Sociedade Norte-americana de Microbiologia, existem dez bactérias no organismo humano para cada célula. Em outras palavras, isso significa que 90% do seu corpo é formado por bactérias! Impressionante, né? Curiosamente, esses micro-organismos não são ruins para a saúde. Muitos deles têm papéis significativos para o correto funcionamento das funções corporais e mantêm o organismo saudável. Alterações nessas comunidades microbianas podem causar doenças de pele, distúrbios digestivos e doenças nas gengivas, por exemplo.

4 – O coração humano bate 100.000 vezes por dia

Ao longo de um dia, o seu coração bate em média 100.000 vezes! Em um ano, o órgão bate 35 milhões de vezes, o que soma a média de 3 bilhões de batimentos ao longo da vida. Segundo o Arkansas Heart Hospital, o coração é capaz de bombear 5 litros de sangue por todo o corpo a cada 20 segundos; logo, o coração faz o sangue presente no organismo circular pelo corpo cerca de três vezes por minuto.

5 – Os vasos sanguíneos de um adulto têm mais de 160 mil quilômetros de comprimento

A extensão do sistema vascular também é impressionante. The Franklin Institute, na Pensilvânia, afirma que juntos, as artérias, as arteríolas, as vênulas, as veias e os capilares de um organismo adulto têm mais de 160 mil quilômetros, o suficiente para dar duas voltas ao redor do mundo. Já no caso das crianças, os vasos sanguíneos podem chegar a quase 100 mil quilômetros.

A aorta é considerada a maior artéria do corpo e tem diâmetro semelhante ao de uma mangueira de jardim. Por outro lado, os capilares são extremamente pequenos e têm cerca de 5 micrômetros – os fios de cabelo, por exemplo, são estruturas com diâmetro de 17 micrômetros.

6 – Os folículos do seu cabelo estão vivos (mas o seu cabelo, não!)

A Associação Americana de Dermatologia explica que o cabelo cresce a partir da raiz de pequenas bolsas, chamadas de folículos. Cada fio é feito de proteínas e alimentado pelos vasos sanguíneos presentes no couro cabeludo. Aos poucos, os fios são empurrados para cima até tornarem-se compridos o suficiente para alcançar a pele. Quando isso acontece, o cabelo morre, mas continua crescendo. Por isso, nós não sentimos dor ao cortá-lo.

O mesmo processo acontece com todos os outros pelos do corpo humano. A pele é completamente coberta por pelos, e as exceções são a área dos lábios, as palmas das mãos e as solas dos pés. Os pelos são muito importantes para o nosso organismo, ajudam a manter o corpo protegido e auxiliam na manutenção da temperatura.

7 – Nós temos dois metros quadrados de pele

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Segundo a National Geographic, um ser humano adulto carrega cerca de 3,6 quilos de pele, e nessa fase o órgão tem extensão aproximada de dois metros quadrados. Essa estrutura é muito importante para a nossa saúde por inúmeros motivos: protege o nosso organismo do calor excessivo, dos danos da luz solar e de agentes químicos. Ainda, ela atua como um sensor muito grande, capaz de fazer o nosso cérebro dialogar e compreender os estímulos do meio externo.

Fonte: COC

Share.

Comments are closed.