Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa, os carroceiros interromperam a via por cerca de um hora e meia, dando intervalos de alguns minutos para que carros passassem pelo local

 

Ladeira do Valentina ficou bloqueada
Ladeira do Valentina ficou bloqueada
Carroceiros protestaram e interditaram, na manhã desta segunda-feira (8), a ladeira que dá acesso ao bairro do Valentina, na Zona Sul de João Pessoa. O motivo da interdição era por causa da nova lei que proíbe a utilização de veículo de tração animal em João Pessoa.

Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), os carroceiros interromperam a via por cerca de um hora e meia, dando intervalos de alguns minutos para que carros passassem pelo local.

Ainda segundo a Semob, após a chegada da Polícia Militar, os carroceiros entraram em negociação e, por volta das 9h45, liberaram completamente a via.

Entenda a nova lei

De autoria do vereador Bruno Farias, a lei estabelece como tração animal todo meio de transporte de carga movido por propulsão animal e também proíbe o deslocamento de animal conduzindo cargas em seu dorso estando o condutor montado ou não. Fica também vedada a permanência desses animais, soltos ou atados por cordas, ou por outros meios, em vias ou em logradouros públicos.

A fiscalização e as denúncias devem ser realizadas e dirigidas à Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), com apoio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB), Superintendência de Mobilidade Urbana (SEMOB), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR) e Guarda Municipal.