A versão 2017 da Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda-feira (3). A cidade de Areia é a primeira a receber o projeto. O roteiro segue na cidade até o dia 9 de Julho. Com o tema “Frio, cachaça e arte”, durante uma semana a população de Areia terá uma rica programação cultural que deve atrair centenas de visitantes.

A programação envolve Feira de Artesanato, Feira Gastronômica, Feira de Antiguidades, degustação, oficinas, exposições, palestras, lançamentos de livros, sarau poético, apresentações de espetáculos teatrais e de grupos de dança, trilhas ecológicas e shows musicais. Areia também tem atrações de aventura, como Passeio de Bicicleta, Trilha Ecológica Mata do Pau Ferro, Trilha de Jeep e Passeio a Cavalo, Trilha Caminhos dos Engenhos, e Passeio de Bike até o Rancho Nova Vida Bike. Já na programação gastronômica, tem Feira Gastronômica todos os dias no Centro da Cidade e Degustação do Doce “A MACACADA” na Casa do Doce.

A Rota Cultural Caminhos do Frio compreende uma extensa programação cultural e turística integrada nos municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro o clima nesta região fica em média 12 graus. Depois de Areia o roteiro segue para Pilões.

Como a cidade será a primeira a receber as atrações, Fleuriza Maria, dona da Pousada Luiz Soares, destaca a importância da realização do evento. “Sinto-me privilegiada por morar em Areia e saber que nossa cidade será o abre-alas desse grande evento realizado aqui no Brejo Paraibano. Conforme o passar dos anos, o ‘Caminhos do Frio’ sempre traz um retorno na melhoria da qualidade dos atendimentos aqui em Areia e na oferta turística, o que faz despertar para os turistas produtos e serviços próprios da região”, disse.

O aumento do fluxo turístico vai garantir renda extra para os comerciantes locais e autônomos. Segundo o Presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA), Antonio Jorge, a expectativa é que o número de turistas este ano seja superior às edições passadas da Rota Cultural. “A cada realização do evento aqui em Areia, é perceptível o crescimento de turistas na cidade. Esse evento faz toda a diferença nos campos das artes, da cultura e tem uma característica singular que é ativar e descobrir os talentos culturais, artesanais e gastronômicos que a cidade tem”, disse.

A procura por hotéis e pousadas da cidade está aumentando e a previsão é que, até o final da semana, todos os leitos estejam ocupados. E a expectativa é também positiva para os donos de restaurantes. “Estamos bem empolgados e este período é um dos principais em relação a retorno para nós porque a cidade inteira está em festa, a ornamentação e a preparação dos estabelecimentos são bem mais elaboradas”, disse a Dona do Restaurante Aroma da Serra, Ceiça Oliveira.

Fonte: ClickPB

CONHEÇA NOSSA EQUIPE DE COLABORADORES