O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) informou que duas pessoas foram picadas por cobras venenosas no município de Campina Grande, Estado da Paraíba, nesta sexta-feira (7). Segundo o Huse, os soros antiofídicos específicos não foram encontrados na quantidade necessária nos outros Estados brasileiros.
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba enviou a Sergipe um avião do Governo Estadual para pegar os soros. O Huse cedeu os soros antibotrópico, específico para jararaca, e o anticrotálico, aplicado quando a pessoa é picada por uma cascavel.
“Um avião da Cruz Vermelha iria fazer essa coleta, mas como o caso é de extrema urgência, o Governo da Paraíba enviou a secretária da saúde, Roberta Abath, para pessoalmente pegar os soros”, relata Aline Bastos.
A superintendente interina do Huse disse que não sabe informar a identidade e nem como as pessoas foram picadas ao mesmo tempo por cobras diferentes, mas ressaltou que uma das vítimas é um jovem de 18 anos e o estado de saúde dele é considerado grave.

“Aqui em Sergipe não temos muitos casos de picadas de cobra, os casos mais recorrentes são com escorpião. Mas sempre é bom deixar a população ciente que existe um setor específico no Huse de desintoxicação”, conclui Aline.
G1-Sergipe