Araçagiense participará de olimpíada de Matemática no Japão

0

Um grupo de estudantes do Colégio Executivo foi selecionado e vai participar da final da Olimpíada Internacional de Matemática, no Japão. Será de 15 a 19 de julho em Fukuoka. Representando a região de Guarabira (PB), eles se juntam a delegação brasileira e vão defender o país em solo japonês.

Sylas, Jefferson, Júlio Francisco, Ana Luisa e Vanessa

Em entrevista ao Conexão 90 Graus, da Guarabira FM, o professor Júlio Francisco, diretor da escola e um “caçador” de competições desse tipo, explicou como ocorreu a seleção – desde a inscrição, seleção e resultado. Conforme o docente, uma prova em inglês e espanhol que exigiu dos estudantes a interpretação e resolução matemática com a máxima clareza possível, foi aplicada. Para a alegria da direção do colégio, os estudantes foram aprovados para a final.

“Eu sou um “caçador” desse tipo de competição e um incentivador dos meus alunos. E para nós é uma alegria pode representar a nossa cidade, o nosso estado, nosso país numa competição internacional. Ter recebido o convite já é uma vitória”, avaliou o professor.

Durante o programa de rádio, quatro deles – Vanessa Clementino, Jefferson de Aquino, Ana Luisa e Sylas Jesus – participaram falando do evento e de suas expectativas para a olimpíada. Porém, em virtude dos altos custos de uma viagem internacional, nem todos que fizeram a prova irão ao evento. Eles seguem em busca de apoio.

Quem puder e quiser ajudar no custeio dessa viagem incentivando os jovens estudantes, pode entrar em contato com a direção do Colégio Executivo (83 3271-8573/ 3271-8847) ou pelo perfil criado no Instagram @execjapao19, por onde também é possível acompanhar as postagens do grupo.

A Olimpíada Internacional de Matemática acontece desde 2013, com participação anual de estudantes de 13 países. O objetivo é estimular o interesse pela Matemática e promover o devido aprendizado. Podem participar estudantes do fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O Brasil é o único da América do Sul a levar uma delegação para o Japão.

A fase final conta também com a participação da Austrália, Bulgária, Camboja, Casaquistão, China, Cingapura, Coréia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Laos, Macau, Mlásia, Myanmar, Nigéria, Tailândia, Taiwan, Turquia e Vietnam.

Fonte: Da Redação com Informações e Imagem do Caderno de Matérias

Share.

Comments are closed.