Alerta vale até este domingo (02).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas fortes para 222 das 223 cidades da Paraíba. O aviso vale das 10h deste sábado (1º) até as 9h15 deste domingo (2), podendo ser renovado se for necessário.

O alerta indica previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações para casos de chuvas fortes

O Inmet divulga ainda orientações para evitar problemas durante chuvas fortes:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta de chuvas fortes no Nordeste

O alerta meteorológico se estende ainda para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Alagoas e parte do Piauí.

Em Araçagi, o tempo mudou completamente na tarde deste sábado (01). Chuvas foram registradas, acompanhada de trovoadas.

Chuvas ficam abaixo da média em Janeiro 2020

Contrariando os institutos de meteorologia, as chuvas ficaram abaixo da média durante o mês de janeiro em várias cidades do Nordeste brasileiro. Em Araçagi, cidade da região metropolitana de Guarabira, as precipitações não chegaram a 60% da média do mês. Para fevereiro a expectativa é que as chuvas fiquem acima da média.

Da redação com Portalcorreio