A cidade de Araçagi, no Agreste paraibano, vem sendo destaque na produção de abacaxi no estado e em outras regiões do Brasil. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Araçagi é o terceiro município com maior produção de abacaxi na Paraíba, com mais de três mil hectares plantados e cerca de 30 mil frutos por hectare.
De acordo com o produtor Evaldo Santos, o abacaxi cultivado em Araçagi é muito bem aceito em outros mercados como Fortaleza, Garanhuns, Belo Horizonte e Porto Alegre. “Ele é mais doce e tem mais durabilidade que os outros. O nosso abacaxi passa oito dias e continua do mesmo jeito”, diz.
Evaldo é sócio de Tarcísio Martiniano, que cresceu em meio ao cultivo do abacaxi. Os dois têm 220 hectares destinados à produção. Desse total, 50 hectares são irrigados todos os dias e, por isso, têm produção saindo de lá todos os dias.
Ainda conforme os agricultores, de dezembro a março é o melhor período para a plantação, já que é antes do período das chuvas. Na época chuvosa o cultivo fica comprometido pelas dificuldades.
Apesar do sucesso, os produtores paraibanos têm problemas com os atravessadores que ajudam no escoamento da produção. Mas, o secretário de agricultura de Araçagi, Antonio Cesário, diz que medidas estão sendo tomadas.
“Estamos nos organizando, fazendo eventos com o Sebrae, criamos uma cooperativa e firmamos apoio com a Emater, prefeitura de Araçagi e todos os sindicatos para ajudar os produtores a lucrarem mais”, afirmou.
Clique aqui e confira o vídeo!
G1-Paraíba